Pode parecer loucura, mas tem gente que gosta de falar sozinha, seja para organizar as ideias da cabeça ou como forma de desabafar. A Toyota tem uma solução chamada Kirobo Mini, um diminuto robô capaz de aprender e conversar com os motoristas. Havia sido apresentado no ano passado e agora começa a ser vendido somente no Japão, por 42.984 ienes (aproximadamente R$ 1.250), com uma taxa mensal de 350 ienes (cerca de R$ 10) para usar o aplicativo.

Leia também:

O Kirobo Mini merece esse sobrenome. Mede somente 10 centímetros quando sentado e cabe na palma da mão. Sua única função é conversar. Ele é capaz de mover os olhos para acompanhar a pessoa com quem está falando, através de reconhecimento facial. Conforme o dono for interagindo com ele, sua memória vai gravando as experiências para usar em conversas.

Por enquanto, o Kirobo só entende japonês e foi desenvolvido para trabalhar melhor por lá. É capaz de uma coordenação com carros, falando sobre coisas relacionadas ao funcionamento do veículo, mas somente no Prius com um pacote específico para aquele mercado. Também se conecta com casas com o sistema Toyota Home, também exclusivo do Japão.

A Toyota quer ver os usuários se divertindo com o Kirobo. Lançaram um site chamado Kirobo Mini Friend Park, um fórum de discussão onde as pessoas podem compartilhar fotos e vídeos, além da falar sobre suas experiências com o pequeno robô. Há relatos de todos os tipos, desde uma usuária que foi chamada de “mamãe” pelo Kirobo até uma história em que ele cantava sem um motivo aparente.

Fotos e vídeo: Divulgação

Galeria: Toyota Kirobo Mini

Envie seu flagra! flagra@motor1.com