Revelado no dia 16 de novembro, o Volkswagen Virtus começa a ser fabricado na unidade fabril Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O inicio de sua montagem, aliado à procura pelo novo Polo, fez com que o complexo retomasse o 3º turno de produção. Antes do lançamento do Polo, a linha de montagem trabalhava em apenas um turno, dedicado à picape compacta Saveiro.
“Com o Polo e o Virtus, estamos iniciando a maior ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. Graças à grande expectativa do mercado pela chegada desses produtos, e ao sucesso do Polo, estamos acelerando a produção para abastecer os estoques de nossos concessionários e garantir o atendimento aos nossos clientes”, explica Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.
A unidade Anchieta foi renovada para receber as tecnologias de Indústria 4.0. A estamparia (que molda as chapas de aço) recebeu 214 ferramentais; a armação ganhou 373 robôs, inclusive com solda a laser; e a pintura passou por uma reprogramação para receber as novas cores e conta com um novo equipamento que aplica cera nas cavidades. Além disso, modernizaram a infraestrutura e áreas de planejamento, TI e logística.
Foi necessário renovar a fábrica para que possa produzir os veículos com a plataforma modular MQB-A0, base tanto do Polo quanto do Virtus. Essa arquitetura ainda dará origem a mais modelos. Um deles será o SUV compacto T-Cross, mas que será produzido em outra linha, a de São José dos Pinhais (PR). Ainda há planos para uma nova picape, posicionada entre a Saveiro e a Amarok.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos