Rota 2030 pode instituir selo de segurança para carros novos no Brasil
Etiqueta será colada em modelos novos, para identificar nível de proteção
Responsável por estabelecer as novas regras que guiarão o desenvolvimento da indústria automotiva do Brasil pelos próximos anos, o projeto Rota 2030 dará atenção especial também para a questão da segurança. Nesse sentido, o novo pacote de diretrizes prevê um inédito "selo de segurança" para classificação dos veículos de acordo com o nível de proteção oferecido. A ideia é seguir a proposta do programa de eficiência energética do INMETRO, criando, inclusive, um sistema de etiquetagem bastante parecido com o que já existe para consumo.
A proposta ainda está sendo discutida, mas especialistas envolvidos no caso estão bastante otimistas quanto a viabilidade da medida. "É quase certo que esta solução será adotada”, conta Alexandre Pagotto. Se tudo seguir conforme o planejado, cada novo modelo receberá um adesivo classificatório que indicará, por meio de uma letra, o nível de segurança alcançado em testes de impacto. O objetivo é conscientizar o consumidor quanto à proteção dos veículos vendidos no mercado nacional e fazer deste quesito um diferencial importante na hora de fechar negócio.
Um ponto específico, porém, deixa dúvida. Segundo informado, os critérios utilizados para classificação não levarão em conta a participação de órgãos externos, como o Latin NCAP. Dessa forma, cada montadora irá informar os parâmetros e tecnologias que entregam cada carro e isso vai gerar uma classificação de segurança - ou seja, a etiquetagem será "autodeclarada". Pagotto argumentou que adotar as certificações do Latin NCAP poderia gerar complexidade e impopularidade entre as fabricantes.
Fonte: Automotive Business
Galeria: Latin NCAP - VW Polo e Toyota Corolla
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança