A "novela" sobre a venda do Toyota C-HR no Brasil ganha mais um capítulo. E desta vez a notícia não é boa: antes previsto para importação ao Brasil em 2018, exclusivamente na versão híbrida, agora os planos para o SUV compacto parecem ter voltado à estaca zero. 

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Em conversa com o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, no Salão de Tóquio, a reportagem do Motor1.com Brasil apurou que o modelo está longe de ser prioridade para a Toyota brasileira. Agora que anunciou a produção local do compacto Yaris no segundo semestre de 2018, a princípio na versão hatch, a marca japonesa diz que não tem engenharia suficiente no país para tocar a adaptação do C-HR e mais as demandas internas. Segundo investigamos, a unidade do C-HR vista em testes no Brasil é a mesma que foi exibida no Salão de Buenos Aires - portanto, um modelo isolado, que não necessariamente está em fase de adaptação para nosso mercado. 

Toyota CH-R 2017

Outro problema, de acordo com o que ouvimos de alguns executivos da Toyota aqui no Japão, é que a produção do C-HR estaria já totalmente tomada pela demanda global. E como o mercado brasileiro não é prioridade (o modelo seria híbrido e caro, tendo baixo volume), ficou para trás na fila de outros países que desejam ter o carro. Por fim, também ouvimos o velho discurso de que "a conta não fecha", ou seja, o C-HR híbrido ficaria tão caro no Brasil que não valeria o investimento para lançá-lo e vender poucas unidades. 

Toyota CH-R 2017

Diante de tantas explicações diferentes, uma coisa parece certa: C-HR no Brasil não é coisa para tão cedo quanto parecia. Talvez após 2019, quando o novo Corolla chegar com a plataforma modular TNGA (usada pelo Prius e pelo C-HR), aí o lançamento do SUV compacto no Brasil se torne mais viável. Até lá, a Toyota vai ficar assistindo a concorrência lucrando neste apetitoso segmento...

Por Daniel Messeder, de Tóquio - Japão

Viagem a convite da Anfavea    

Galeria: Toyota C-HR - Flagra

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