Motoristas poderão parcelar multas no cartão de crédito
Medida do Contran permitirá uso de cartão de crédito e débito para pagamento de infrações
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução nº 697, medida que altera as regras para pagamento de multas. Agora, qualquer um que receba uma infração poderá fazer o pagamento via cartão de débito ou de crédito – inclusive com a opção de parcelar a dívida. No entanto, a implantação da medida levará um tempo, já que depende de cada entidade de trânsito fazer as alterações do sistema necessárias para aceitar o pagamento.
Até então, todas as multas deveriam ser pagas à vista e de forma integral pelo pagamento do boleto bancário. A opção de usar cartão de crédito ou débito só poderia ser utilizada por veículos registrados no exterior. As novas regras vão facilitar a vida do Contran e dos motoristas. Para os proprietários, fica a facilidade de pagar e o fato de que a regularização do veículo será imediata após a transação ser aprovada.
Para o governo, o lucro vem na redução da inadimplência, já que irá receber da administradora do cartão no ato do pagamento e o titular do cartão terá que assumir a dívida com a operadora da bandeira. Além disso, por ser um método de pagamento mais rápido e moderno, reduz o risco do infrator atrasar o acerto da conta.
Vale ressaltar, porém, que o valor da multa será maior no parcelamento por cartão de crédito, pelo acréscimo dos juros cobrados pela operadora. Cada órgão de trânsito definirá quais serão as entidades financeiras.
Foto: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina