A Land Rover anuncia a linha 2018 do Range Rover Sport com importantes novidades. No mercado desde 2013, o modelo chega com visual retocado, mecânica aprimorada e, pela primeira vez, passa a ser oferecido em versão híbrida do tipo plug-in, com recarga em rede elétrica. Batizada de P400e (nomenclatura que obedece aos novos padrões da marca), esta variante combina o novo motor 2.0 a gasolina da família Ingenium com um segundo, elétrico, de 85 kW. A promessa é de números animadores de consumo e baixos índices de emissão de poluentes.
Adotado por uma série de modelos do grupo britânico (incluindo recentemente o Jaguar F-Pace no Brasil), o motor Ingenium 2.0 entrega 304 cv de potência e trabalha em conjunto com um elétrico de 117 cv. Combinados, geram 410 cv e 65,2 kgfm de torque máximo. A bateria de íons de lítio tem 13,1 kWh de capacidade e oferece autonomia de 50 km usando apenas energia elétrica. Dados de fábrica apontam 35,7 km/l de consumo (padrão europeu) e emissão de apenas 64 g/km de CO2. A aceleração é feita de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, com máxima de 220 km/h.
Também é novidade a potência extra aplicada à versão endiabrada SVR. De acordo com a marca, o motor 5.0 V8 agora desenvolve 583 cv (cerca de 25 cv a mais) e 71,4 kgfm de torque. Neste caso, números oficias apontam aceleração em 4,5 segundos e velocidade máxima de 283 km/h.
No visual, todas as versões receberam leves alterações. Na dianteira, por exemplo, a grade ficou mais estreia e os faróis receberam novas lentes - agora mais sofisticadas e com LEDs mais modernos. Também são novos o desenho dos para-choques, do spoiler traseiro e das rodas de 21 ou 22 polegadas. Na cabine, os bancos receberam novos formato (mais fino e ergonômico) e revestimentos inéditos. Além disso, há iluminação ambiente configurável em até 10 cores e um novo sistema que melhora a qualidade do ar. O quadro de instrumentos é inteiramente digital, com 12 polegadas, e duas telas adicionais de 10 polegadas abrigam o sistema de entretenimento Touch Pro Duo e os comandos do ar-conicionado (semelhante ao do Velar).
A Land Rover já começou a receber pedidos e deve realizar as primeiras entregas na Europa antes do fim do ano. No Brasil, o lançamento em 2018 é praticamente certo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover não venderá carros com rodas maiores que 23 polegadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Range Rover Sport SV 2024 tem motor de BMW e vendas só para clientes VIP
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Avaliação: Range Rover Sport híbrido é luxuoso para quem quer dirigir
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Range Rover Sport PHEV 2024 chega ao Brasil a partir de R$ 985 mil