Um dos modelos mais especulados da PSA nos últimos anos, a inédita picape média que o grupo apresentará até o fim desta década teve desenvolvimento confirmado nesta semana. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, o modelo está sendo projetado em parceria com a fabricante chinesa Changan e, apesar da forte presença do sangue oriental, terá alcance verdadeiramente global. Os franceses estão de olho no crescimento do mercado de picapes médias em regiões como Ásia, Europa e América do Sul, e prometem lançar a novidade no máximo até 2020.
Parte integrante do plano de expansão "Push to Pass", a picape é descrita pela PSA como capaz de atender "às mais rigorosas normas mundiais e à expectativa dos mais exigentes clientes com design muito forte e qualidade e durabilidade sem compromissos". A fábrica chinesa de Dingzhou será uma das principais responsáveis pela produção do modelo, mas unidades fabris de outras regiões também poderão receber o modelo - incluindo as instalações argentinas do grupo, como foco no abastecimento do Brasil e de toda a América Latina.
A ideia da marca é triplicar as vendas globais de comerciais leves até 2021 e aproveitar em outros países todo o know-how adquirido ao longo de décadas de atuação na Europa. Fazem parte desse plano, por exemplo, o recente lançamento das vans Citroën Jumpy e Peugeot Expert no Brasil - ambas produzidas no Uruguai com peças importadas da França. Previsões indicam que o volume de vendas da marca no setor deve aumentar pelo menos 30% neste ano.
Em franco crescimento, o segmento de picapes médias tem rendido números significativos no mundo inteiro. Só nos primeiros seis meses deste ano, por exemplo, a região da Ásia-Pacífico consumiu 323 mil unidades, seguido da América do Sul com 120 mil e da Europa com 80.600. No Velho Continente, a categoria é dominada pelos modelos Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok. Mais recentemente, Renault e Mercedes-Benz entraram na briga com a Alaskan e a Classe X.
Lançada no início do ano, a chamada Pick-Up, vendida sob a bandeira da Peugeot, não tem qualquer relação com o novo projeto. Trata-se de um modelo feito junto com outra chinesa, a Dongfeng, tomando como base a plataforma da Nissan Frontier de 1997. É vendida apenas em alguns países da África.
Fonte: Automotive News
Fotos: Divulgação e Arquivo
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