Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
O ano de 2025 promete ser um ano de novidades eletrizantes (literalmente) para a marca francesa; veja o que está a caminho
Já estamos quase em 2025 e, com um novo ano, muitos novos produtos de quase todos os fabricantes de automóveis estão prestes a chegar. Entre eles, é claro, está a Peugeot, a marca francesa pertencente ao grupo Stellantis que, para 2025, está planejando a chegada às concessionárias europeias - e brasileiras - de modelos eletrificados.
Desde os 208 e 2008 com a tecnologia híbrida-leve que estrou em novembro na Fiat, com os SUVs Pulse e Fastback, até modelos que por enquanto só são certeza para a Europa, como o E-408, agora um SUV-cupê elétrico, passando pelos novos E-3008 e E-5008. Dissecamos os planos do fabricante francês para o próximo ano.
Peugeot 208 GT 2025
Peugeot 2008 GT 2025
Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid
Coube a Fiat estreiar o sistema Bio-Hybrid no Brasil, mas em breve ele deve chegar as outras marcas do grupo. Desenvolvido pela Stellantis, a propulsão híbrida-leve (MHEV) combina o motor 1.0 T200 flex com uma unidade elétrica e uma pequena bateria.
Talvez você se lembre que o 208 já chegou a ter uma versão elétrica. Desde a reestilização promovida neste ano o hatchback é vendido somente com motores 3 cilindros (tanto turbo quanto aspirado) compartilhados com Fiat e Citroën, e com as novas regras de emissão do Proconve L8 é importante para as marcas ter modelos eletrificados em toda a sua linha, mesmo que não sejam híbridos puros.
Já o caso do SUV 2008 é um pouco menos complicado, desde que a geração atual começou a ser oferecida no Brasil, ela sempre contou com a opção E-2008, e, apesar de não ter volume significativo, ajuda a marca a melhorar seus números na classificação geral de emissões. Com o Bio-Hybrid, esse volume tende a aumentar, já que o SUV em suas versões a combustão só é vendido com o motor T200.
Modelo | Peugeot 208 | Peugeot 2008 |
Estilo de carroceria | Hatchback | SUV Compacto |
Motores | 1.0 Turbo híbrido-leve flex | 1.0 Turbo híbrido-leve flex |
Lançamento | 2025 | 2025 |
Preço | R$ 125.000 (estimado) | R$ 170.000 (estimado) |
Peugeot E-3008 e E-5008 no Brasil
Peugeot E-3008 (2024)
A nova geração do 3008, que estreou no fim de 2023, é o primeiro veículo da marca baseado na base STLA Medium (ou EMP2), a base do futuro Jeep Compass. Nesta encarnação, o modelo se tornou um SUV com traseira acupezada, continuando ao 5008 o papel de SUV mais tradicional da linha.
A novidade da francesa para os dois para 2025 é sua versão Long Range, já mostrada no Salão de Paris. No Velho Continente, ambos os carros serão equipados com um motor elétrico de 233 cv e uma bateria de 96,9 kWh, garantindo uma autonomia de 700 km para o E-3008 e 668 km para o E-5008, de acordo com o ciclo misto WLTP. Tudo isso, combinado com uma carga rápida de até 160 kW. são suficientes para obter até 150 km de alcance em 10 minutos.
No Brasil, com seu parentesco com os modelos da Jeep ficando mais próximo e a oferta de elétricos se intensificando, as chances de vermos o SUV médio da Peugeot aparecer novamente por aqui aumentou consideravelmente.
Modelo | E-3008 | E-5008 |
Carroceria | SUV cupê | SUV médio |
Motores | Elétrico 233 cv | Elétrico 233 cv |
Lançamento | Nov 2024 Europa/ 2025 Brasil (estimado) | Nov 2024 Europa / 2025 Brasil (estimado) |
Preço | n.a | n.a |
Peugeot E-408
Peugeot E-408 2025
Lembra do antigo 408? Nesta nova geração, o 408 (agora chamado de E-408, por causa da eletrificação) nada lembra o modelo que tivemos por aqui, ele é um SUV-cupê, maior até mesmo que o 5008 de 7 lugares vendido até pouco tempo no Brasil, contando com 4,68 metros de comprimento, além de 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e generosos 2,75 m de entre-eixos.
Utiliza a mesma EMP2 (também chamada de STLA Medium) de Opel Astra e 3008, e que estará na próxima geração do Jeep Compass. Em teoria, tem tudo para poder ser vendido aqui, basta a Stellantis (e a Peugeot) querer.
Na Europa, estará disponível Inicialmente apenas com o motor dianteiro de 215 cv (157 kW) e 35,1 kgfm de torque máximo, alimentado por uma bateria NMC líquida de 58,2 kWh para um alcance declarado de até 453 km no ciclo WLTP. Há rumores de que, no futuro, essa versão ganhe companhia de modelo Long Range com um alcance maior e talvez uma versão com tração nas quatro rodas.
Modelo | Peugeot E-408 |
Estilo da carroceria | Salão de 4 portas (ou fastback) |
Motores | Motor dianteiro elétrico de 215 cv |
Lançamento | Novembro de 2024 |
Preço | n.a. |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô