A Ford anunciou no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado que iria vender o Mustang no Brasil. Naquele momento, o pony car estava em vias de ganhar uma leve atualização. Agora renovado, a marca aproveitou seu lançamento para a Europa para confirmar que a pré-venda no mercado brasileiro será aberta antes fim deste ano.
De acordo com o Vice-Presidente da Ford América Latina, Rogélio Goldfarb, o novo Mustang 2018 será vendido no Brasil em versão única, a GT, equipada com motor V8 5.0 litros de 450cv associada ao câmbio automático de 10 marchas. Somente a versão cupê está confirmada. Quem se interessar precisará de um pouco de paciência, pois as primeiras entregas acontecerão apenas no primeiro trimestre de 2018.
A estratégia para o Mustang no Brasil, de acordo com o executivo, não é torná-lo um carro para brigar por liderança ou participação de mercado. Diferente do que aconteceu com o principal concorrente, o Camaro, a marca espera deixá-lo como um modelo de alta exclusividade.
Nos quase 100 anos de história, será a primeira vez que o Mustang será vendido oficialmente no Brasil. Renovado, o ícone norte-americano chegará atualizado com retoques no visual, painel de instrumentos totalmente digital e os novos modos de condução “Drag Strip”, para arrancada, e o “My Mode”, personalizado –, além dos modos normal, esporte, pista e neve/molhado. Com o modo “Drag Strip” ativado, o novo Mustang V8 5.0 deve atingir a aceleração mais rápida de todos os tempos, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos.
Também foram feitas várias atualizações de motor e suspensão, recursos avançados de assistência ao motorista, novo sistema de amortecimento MagneRide. Outra novidade é a tecnologia de escapamento com válvula ativa de performance inclui o “modo bom vizinho”, que limita automaticamente o ronco do escape para não incomodar a vizinhança.
Ao Motor1.com, o executivo confirmou que o Mustang destinado ao Brasil será a opção mais completa, mas não confirmou se as novas tecnologias de assistência ao motorista do Mustang, como o assistente autônomo de frenagem com detector de pedestre, piloto automático adaptativo, alerta de distância, monitoramento e alerta de manutenção na faixa fazem parte do pacote.
Por Fábio Trindade, de Frankfurt - Alemanha Viagem a convite da Anfavea Fotos: Motor1.com