A Porsche mostrou o novo Cayenne há algumas semanas. Mas o melhor ficou para o Salão de Frankfurt, onde foi apresentada a versão Turbo, guardando números de desempenho dignos de esportivos e ignorando totalmente seu perfil de utilitário. Estamos falando de um SUV que, mesmo não sendo reconhecido pelos mais puristas como um Porsche, carrega motor V8 4.0 biturbo com 550 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, ou 3,9 segundos quando equipado com o opcional Sport Chrono Package.
O Cayenne ficou maior e mais leve na terceira geração. A versão Turbo usa o novo motor V8 biturbo, com os turbos alojados entre as duas bancadas de cilindros, o que diminui o lag e melhora as respostas, além de reduzir as dimensões do conjunto todo. Isso permitiu uma montagem mais baixa no cofre, melhorando a distribuição de peso e a dirigibilidade. São 30 cv a mais que o Cayenne Turbo anterior, além dos 78,5 kgfm de torque, distribuídos nas quatro rodas pelo novo câmbio automático de 8 marchas e um sistema de tração integral ativo. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 286 km/h.
O SUV evolui também dinamicamente. A suspensão pneumática adota novas bolsas com três câmaras, o que melhora os ajustes de cada modo de pilotagem selecionado. Agora também há o eixo traseiro direcional, como no 911, na lista de opcionais. Além disso, pela primeira vez, o Cayenne usa pneus de medidas diferentes em cada eixo, vestindo 285/40 na frente e 315/35 na traseira em rodas de 21". Junto, temos a vetorização de torque e um novo controle de estabilidade, agora controlado eletronicamente por uma rede de 48V, antes hidráulica.
E quem disse que o Cayenne não poderia ter aerofólio ativo, como o 911? Ele agora pode ser levantado para melhorar a pressão aerodinâmica em altas velocidades, da mesma forma que ele trabalha nos legítimos esportivos da marca.
O novo Cayenne deve chegar a Europa no final deste ano. No Brasil, segundo a Porsche, ele deve desembarcar por aqui no segundo semestre de 2018.
Fotos: Motor1.com
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