A Volkswagen confirmou nesta terça-feira (5) a apresentação de um conceito e uma série especial da picape Amarok no Salão de Frankfurt, na próxima semana. O primeiro, batizado de Adventure Exclusive, representa uma proposta mais luxuosa e potente da picape, com elementos visuais inéditos e motor 3.0 V6 turbodiesel de 261 cv. Por sua vez, a série especial incorpora a reedição da versão Dark Label, com potência ajustada para 165 cv ou 208 cv.
Considerada uma resposta direta da VW ao lançamento da Mercedes-Benz Classe X, a Amarok Adventure Exclusive chama atenção pela cor Turmeric Yellow Metallic, emprestada do Golf reestilizado e do cupê Arteon. Entre outros diferenciais, oferece rodas de 19 polegadas com detalhes cromados, faróis bi-xenônio, bancos revestidos em couro com costuras amarelas e 14 ajustes de posicionamento (com memória), além de teto preto e apliques especiais. Sob o capô, o motor V6 rende 34 cv mais que na Amarok convencional.
Já a Dark Label aparece praticamente pronta para produção em série. Toma como base a configuração Comfortline com cabine dupla e se diferencia pela pintura fosca, rodas de 18 polegadas com acabamento brilhante e adesivos com o nome da versão gravados nas laterais. Na mecânica, o mesmo motor V6 falado acima pode render 165 cv ou 208 cv, com opção de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8. A tração pode ser traseira ou integral 4Motion. Na Alemanha, a novidade custará a partir de € 33.714, cerca de R$ 125 mil numa conversão direta.
No Brasil, o lançamento da Amarok com motor V6 é aguardado ainda para este ano, com potência na casa dos 227 cv. Os preços certamente devem se aproximar de R$ 200 mil.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Nova geração da Amarok poderia ter seguido outros caminhos, revela designer