Volante mais hi-tech do mundo é apresentado pela Jaguar-Land Rover
Novidade, dotada de inteligência artificial, poderá servir de "chave mágica" em veículos autônomos
O grupo Jaguar-Land Rover apresenta nesta semana na Tech Fest, em Londres, aquela que se configura como uma das principais apostas da empresa para o futuro da indústria. Batizado de Sayer, o conceito em questão retrata um supertecnológico volante, equipado com inteligência artificial, ativado por comandos de voz e projetado para uso em veículos autônomos. O design chama atenção tanto quanto a tecnologia embarcada, e leva a assinatura de Malcolm Sayer, profissional que atuou como designer da marca entre 1951 e 1970.
Na concepção das marcas inglesas controladas pela indiana Tata, o trânsito do futuro será composto basicamente por veículos autônomos, conectados e elétricos que não necessariamente terão "donos". Ao invés disso, a marca acredita que cada usuário será proprietário apenas do seu volante, capaz de funcionar como uma espécie de "chave mágica". Assim, o carro autônomo iria automaticamente até onde o cliente está e quando ele quiser. Uma vez conectado, o volante descarrega no veículo todas as informações de configurações e rotas determinadas pelo cliente.
A marca diz ainda que o Sayer é apenas parte de uma série de conceitos de mobilidade que serão apresentados no futuro. O primeiro protótipo a usá-lo será o Jaguar Future-Type, ainda a ser apresentado.
Foto: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Land Rover Defender será o carro oficial do Rally Dakar
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Land Rover Discovery será mais 'família' para se afastar do Defender
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta