A Volkswagen irá apostar em um crossover de entrada com a plataforma do novo Polo, o T-Cross. Segundo informações obtidas pelo site britânico Autocar, sua apresentação ficará somente para o 2º semestre de 2018, chegando às lojas no mesmo período. Ele será um dos modelos que a VW vai produzir em São Bernardo do Campo (SP), ao lado do novo Polo e do sedã Virtus.
Assim como o recém-apresentado T-Roc, o T-Cross deve manter o nome utilizado no conceito revelado no Salão de Genebra (Suíça), em 2016, e que veio ao Brasil no Salão do Automóvel do ano passado. As linhas vistas no protótipo não devem mudar muito, mantendo o novo estilo de grade frontal que estreou no sedã Arteon.
Pelo parentesco com o Polo, acredita-se que o T-Cross irá adotar mecânica semelhante. O 1.0 turbo é praticamente certo, oferecido na Europa como opção de entrada. Lá, ele gera 115 cv e será combinado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Por aqui, será mais forte, com 128 cv, porém troca a transmissão pela caixa automática Tiptronic de 6 posições. Esse motor será a opção topo de linha, acima do 1.6 MSI de 120 cv. Pelo peso, é improvável que receba o 1.0 aspirado de 82 cv que equipará o Polo nacional de entrada.
Virá tão bem equipado quanto o hatchback no qual é baseado. Deve contar com quatro airbags de série (frontais e laterais), controle de tração e estabilidade, alerta de fadiga, bloqueio eletrônico de diferencial, painel digital com tela de 10,3 polegadas e a nova central multimídia de 8 polegadas. Porém, muitos desses itens podem ser opcionais.
Atrasada em relação à concorrência, a Volkswagen irá apostar muito nos SUVs e crossovers nos próximos anos. A marca alemã vai lançar a nova geração do Tiguan no início de 2018, que virá somente na versão Allspace, de sete lugares. Logo depois será a vez do T-Cross, como opção de entrada. O T-Roc não deve ser vendido por aqui, por ser apenas 10 cm maior do que o T-Cross. Ela estuda trazer o Skoda Karoq, maior e com porte mais próximo ao do Jeep Compass, e que poderá ser batizado como VW Tharu.
Fonte: Autocar
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados