Apesar de não ter alcançado os padrões de custos inicialmente programados e, por conta disso, ter sido desfeita, a parceria firmada entre a Volkswagen e a Tata na Índiapode acabar rendendo frutos em outros países. O projeto vinha sendo capitaneado pela tcheca Skoda (considerada a marca "racional" do grupo alemão) e tinha como objetivo lançar um carro de baixo custo até 2020. Os indianos saíram da jogada, mas os planos ainda seguem frescos na mente do Grupo VW. Tanto é que a ideia agora é aplicá-los em outros mercados emergentes.
Conforme relata a agência de notícias Automotive News, "uma série de ideias" incialmente planejadas para o projeto tocado com a Tata podem ser aplicadas em outros países de perfil econômico semelhante, o que inclui Brasil e Irã, entre outros. A informação foi antecipada por Thomas Sedran, chefe de estratégia do grupo alemão, porém sem maiores detalhes. A única garantia que o executivo confirmou foi de que a Skoda segue, sim, decidida a concluir esse projeto até 2020.
Se concretizados os planos, este não será o primeiro projeto tocado conjuntamente entre Volkswagen e Skoda visando ao mercado brasileiro. Conforme adiantado pelo jornalista Boris Feldman no início do mês, o recém-lançado SUV Karoq, de origem tcheca, será usado como base para a VW desenvolver o inédito Tharu, com foco na América do Sul.
Fonte: Automotive News
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira