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VW Atlas perde Top Safety Pick+ por conta dos "faróis pobres"

Performance nos testes de impacto foi bastante elogiada

2018 VW Atlas IIHS test

Uma das principais autoridades dos Estados Unidos quando o assunto é segurança viária, o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) pôs à prova recentemente o grandalhão Atlas. Ele é a principal aposta da Volkswagen para o segmento de SUVs na América do Norte e tem vendido muito bem por lá. Os modelos que se saem muito bem nos testes da IIHS são chamados de Top Safety Pick+. E o Atlas ficou pertinho de consegui-la. Só não levou a classificação por um motivo: seus faróis.

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Eles tiveram classificação "pobre" e "marginal", de acordo com os critérios de avaliação. Recentemente, o IIHS determinou que só poderiam ser premiados com a nota máxima veículos com bons faróis. Até o Tesla Model S dançou por causa deles. O baixo desempenho de seu sistema de iluminação tirou do crossover a premiação máxima, obtida por rivais como Honda Pilot, Hyundai Santa Fe, Toyota Highlander e Mazda CX-9.

 

2018 VW Atlas IIHS test

 

Mas o Atlas não se saiu de todo mal. O modelo recebeu a classificação Top Safety Pick e foi bastante elogiado quanto à performance nas provas de impacto. Ao todo, alcançou desempenho "Good" em 5 categorias: impacto frontal com sobreposição moderada, impacto frontal com pequena sobreposição, impacto lateral, deformação do teto, e apoios de cabeça. Menções positivas também foram feitas ao sistema de frenagem de emergência - item padrão em todas as versões. Normalmente, a classificação concedida para este quesito é “Advanced”, mas o Atlas levou a melhor ao obter o padrão "Superior".

 

2018 Volkswagen Atlas R-Line: Detroit 2017

 

Nos EUA, o Atlas emplacou em junho (primeiro mês completo de vendas) 2.413 exemplares. Foi o quarto modelo mais vendido pela marca no mês, ficando atrás apenas de Jetta, Passat e Golf (todas as versões somadas).

Fotos: IIHS e arquivo Motor1.com

Galeria: VW Atlas testes do IIHS

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