Volkswagen Atlas já dá sinais de boas vendas nos Estados Unidos
SUV grandalhão emplacou mais que o rival Mazda CX-9 em junho
Desenvolvido com a premissa de colocar a Volkswagen em verdadeira posição de combate no segmento de SUVs nos Estados Unidos, o grandalhão Atlas parece ter estreado naquele mercado com o pé direito. No último mês de junho (o primeiro de vendas cheias para o modelo), a marca registrou a entrega de 2.413 exemplares em todo o país - mais do que rivais como Mitsubishi Outlander, Ford Flex e Mazda CX-9, por exemplo. Não chega a ser uma cifra verdadeiramente espantosa, dado o tamanho do mercado, mas certamente prenuncia uma trajetória comercial animadora.
Levando em conta todos os veículos ofertados pela Volks nos EUA, o Atlas foi o quarto mais vendido no mês, ficando atrás apenas de Jetta, Passat e Golf (todas as versões somadas). Os números têm ainda mais relevância quando se leva em consideração a maré anti-Volkswagen que varreu o país depois do Dieselgate e a acirradíssima concorrência da categoria. A seu favor, o modelo tem o porte e as dimensões preferidas dos consumidores locais, além de mais apelo familiar que Touareg e Tiguan.
O esforço para crescer no segmento é grande e a conta a ser paga por ter ficado tanto tempo sem oferecer um modelo competitivo também é alta. Enquanto o mercado norte-americano concentra nos SUVs 40% do total de vendas, a representatividade da categoria nos emplacamentos da VW é de apenas 14%. Não por acaso, uma verdadeira enxurrada de utilitários de todos os tamanhos está sendo preparada para os próximos anos. Resta saber quais deles farão companhia ao Atlas na terra do Tio Sam.
Falando em companhia, falou-se há poucos meses na possibilidade de o Atlas servir de base para o desenvolvimento de uma inédita picape, carroceria que faz parte das ambições da VW para a América do Norte. Seria algo semelhante ao que a Honda já faz com o Pilot e a Ridgeline. Quem sabe se as boas vendas se confirmarem no futuro...
Fotos: arquivo Motor1.com
Galeria: Volkswagen Atlas 2018 - EUA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo VW Teramont vaza e combina visual de elétrico com motores a gasolina
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Volkswagen Atlas: SUV gigante de 7 lugares evolui e faz falta no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Volkswagen Taos não deverá ter uma versão esportiva, revela executivo
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen Atlas 2021 tem visual atualizado e novidades no interior