Balanço do semestre – Crossovers e populares salvam mercado
Vendas de veículos verdes crescem quase 270%
O mercado brasileiro encerrou o primeiro semestre com 991.475 automóveis e comerciais leves vendidos, um crescimento de 4,25% em relação ao mesmo período de 2016. Mas nem todo mundo aproveitou essa maré positiva. Quem foi bem e quem foi mal nos seis primeiros meses de 2017? Eis o panorama dos segmentos que apresentaremos agora.
Em alta
De um total de vinte e quatro segmentos analisados, apenas nove apresentaram números melhores do que os do ano passado. O destaque coube aos chamados veículos verdes - que inclui modelos híbridos e elétricos -, cuja evolução chegou perto dos 270%. O grande responsável pelo número expressivo foi o novo Toyota Prius (850), com mais de 90% das vendas da categoria.
Os SUVs/crossovers foram alguns dos grandes artífices do crescimento do mercado no período. Das seis categorias, quatro apresentaram avanço. Graças essencialmente ao Jeep Compass (22.004), com mais de 60% das vendas, os modelos da Classe II incrementaram em quase 50% os números de 2016.
Responsáveis por quase 120 mil unidades, mais de 12% de tudo o que foi vendido no país até o último dia 30 de junho, os SUVs/crossovers compactos registraram alta de quase 25%, fruto da chegada de novos modelos como o Hyunda Creta (17.323), o Honda WR-V (5.983) e o Renault Captur (4.354), além da consolidação do Nissan Kicks (12.766), lançado do 2º semestre de 2016.
Entre os modelos maiores, sozinho o Toyota Hilux SW4 (6.270) conquistou quase 65% de participação, mas foi o Chevrolet Trailblazer, cujas vendas praticamente triplicaram no período (de 495 para 1.474 unidades), a locomotiva para uma alta de quase 17%.
As vendas de picapes médias/grandes cresceram 13,3%, com a líder Fiat Toro (24.687) respondendo por quase 1/3 das 78.566 unidades. Já os SUVs/crossovers premium da classe I, com 8.088 emplacamentos, avançaram mais de 11%, capitaneados pelo Audi Q3 (2.198), pelo Mercedes GLA (1.994) e pelo BMW X1 (1.616), todos com altas acima dos 19%.
Mas ninguém contribuiu tanto para o avanço do mercado quanto os modelos de entrada. Com 385.028 unidades, aproximadamente 40% das 991.475 unidades, o crescimento foi de 8,5%. Somente o líder Chevrolet Onix (83.241) teve alta superior a 21% - menos, no entanto, do que os quase 50% do Renault Sandero (38.817) e do que os mais de 300% do Fiat Mobi (25.618).
As novas gerações do Honda Civic (14.697) e do Chevrolet Cruze (8.791), este último com alta de mais de 130%, ajudaram os sedãs médios a avançarem 4,5%, mesmo com a queda do líder Toyota Corolla (29.190, -8,5%), dono de quase 45% das vendas. Já o Ford Fusion reestilizado (2.024), com mais de 85% de participação de mercado, foi o principal responsável por manter as vendas de sedãs grandes na parte de cima da tabela.
POS. | SEGMENTO | 1º SEM. 17 | 1º SEM. 16 | EVOLUÇÃO 2017 / 2016 | LÍDER | QTDE. 1º SEM. 17 | % TOTAL |
1º | VERDES | 941 | 255 | 269,02% | TOYOTA PRIUS | 850 | 90,33% |
2º | SUVS/CROSSOVERS II | 35.951 | 24.136 | 48,95% | JEEP COMPASS | 22.004 | 61,21% |
3º | SUVS/CROSSOVERS I | 119.905 | 96.192 | 24,65% | HONDA HR-V | 23.218 | 19,36% |
4º | SUVS/CROSSOVERS III | 9.666 | 8.284 | 16,68% | TOYOTA HILUX SW4 | 6.270 | 64,87% |
5º | PICAPES MÉDIAS/GRANDES | 78.566 | 69.329 | 13,32% | FIAT TORO | 24.687 | 31,42% |
6º | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM I | 8.088 | 7.281 | 11,08% | AUDI Q3 | 2.198 | 27,18% |
7º | VEÍCULOS DE ENTRADA | 385.028 | 354.929 | 8,48% | CHEVROLET ONIX | 83.241 | 21,62% |
8º | SEDÃS MÉDIOS | 65.687 | 62.855 | 4,51% | TOYOTA COROLLA | 29.190 | 44,44% |
9º | SEDÃS GRANDES | 2.369 | 2.313 | 2,42% | FORD FUSION | 2.024 | 85,44% |
Em baixa
Nenhum segmento perdeu tanto espaço quanto o dos hatchbacks premium, com baixa de 55,35%. Apenas o líder Mercedes-Benz Classe A (283) registrou resultado positivo em relação a 2016 (+5,2%). As stations, uma das categorias com maior risco de extinção no país, ficaram próximas, com retração de 54% - somente a VW Spacefox perdeu mais de 80% de seus compradores.
Outrora vigoroso, o segmento de hatchbacks médios caiu mais de 35%. A queda só não foi maior porque o líder Chevrolet Cruze Sport6 (3.222) aumentou seus números em mais de 50% no período. Nem mesmo nas demais categorias premium, em que o efeito de crises econômicas costuma ser menos sensível, houve uma direção positiva: os hatchbacks classe I e os SUVs/crossovers classe III perderam aproximadamente 28% das vendas cada.
Segundo segmento mais importante do mercado brasileiro (12,6% de participação), os sedãs de entrada viram as vendas despencarem 10%, muito em razão das fortes retrações registradas pelo Hyundai HB20S (14.862, -35,3%) e pelo Fiat Siena (13.149, -29,8%).
Nem mesmo as picapes pequenas passaram imunes e apresentaram baixa de quase 5%. Aqui, no entanto, há uma única responsável: líder com quase 50% de participação, a Fiat Strada (24.027) sofreu uma retração de aproximadamente 17%, enquanto as demais adversárias demonstraram fôlego superior ao do ano passado.
POS. | SEGMENTO | 1º SEM. 17 | 1º SEM. 16 | EVOLUÇÃO 2017 / 2016 | LÍDER | QTDE. 1º SEM. 17 | % TOTAL |
1º | HATCHES PREMIUM II | 592 | 1.326 | -55,35% | MERCEDES CLASSE A | 283 | 47,80% |
2º | STATIONS | 2.644 | 5.759 | -54,09% | FIAT WEEKEND | 1.926 | 72,84% |
3º | HATCHES MÉDIOS | 8.463 | 13.060 | -35,20% | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 3.222 | 38,07% |
4º | HATCHES PREMIUM I | 850 | 1.182 | -28,09% | MINI COOPER | 684 | 80,47% |
5º | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM III | 1.469 | 2.029 | -27,60% | MERCEDES GLE | 270 | 18,38% |
6º | MINIVANS | 387 | 498 | -22,29% | CITROËN C4 PICASSO | 192 | 49,61% |
7º | SEDÃS MÉDIOS PREMIUM | 5.933 | 7.424 | -20,08% | MERCEDES CLASSE C | 1.899 | 32,01% |
8º | HATCHES COMPACTOS | 33.020 | 39.055 | -15,45% | HONDA FIT | 12.703 | 38,47% |
9º | SEDÃS DE ENTRADA | 124.807 | 138.676 | -10,00% | CHEVROLET PRISMA | 31.202 | 25,00% |
10º | ESPORTIVOS | 814 | 897 | -9,25% | PORSCHE 911 | 97 | 11,92% |
11º | MONOVOLUMES | 17.318 | 18.950 | -8,61% | CHEVROLET SPIN | 11.201 | 64,68% |
12º | SEDÃS COMPACTOS | 20.041 | 20.530 | -6,92% | CHEVROLET COBALT | 11.487 | 57,32% |
13º | SEDÃS GRANDES PREMIUM | 445 | 475 | -6,32% | MERCEDES CLASSE E | 176 | 39,55% |
14º | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 2.985 | 3.186 | -6,31% | LAND ROVER DISCOVERY SPORT | 1.458 | 48,84% |
15º | PICAPES PEQUENAS | 50.384 | 52.992 | -4,92% | FIAT STRADA | 24.027 | 47,69% |
Fonte: Fenabrave
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Renault inicia exportação e lançará novo Kangoo no Brasil em junho
- 17:21 Vendas diretas em abril: Argo aparece em 3º, atrás de Polo e Strada
- 15:38 Senado pode votar hoje o novo DPVAT: veja o que muda
- 14:47 Chery lança o novo Tiggo 7 2024: veja o que muda
- 13:52 Fiat Cronos tem produção suspensa novamente por causa das enchentes no RS
- 12:13 BYD Shark será revelada na próxima semana e chegará ao Brasil em agosto
- 11:05 Toyota registra Yaris Cross no Brasil: veja o que já sabemos
- 09:53 Análise: SUVs distorcem mercado brasileiro com carros mais caros
Sobre este artigo
Categoria |