Se o Mercedes-Benz CLS foi o pioneiro entre os cupês de 4 portas, o Porsche Panamera pode ser considerado o primeiro dos cupês de 5 portas modernos. Ainda que sua primeira geração fosse desprezada pela "corcunda", removida da nova geração. Essa nova carroceria vem fazendo escola. Tanto que a VW fez o Arteon e a Hyundai nos mostra agora sua interpretação da moda. Com o i30 Fastback.
O novo modelo tem carroceria 30 mm mais baixa que a do modelo comum, apesar de ter preservado o entre-eixos de 2,65 m. Também ficou 115 mm mais comprido, por conta da caída mais acentuada do teto (e para manter a harmonia do desenho). Com isso, suas medidas finais são 4,46 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,43 m de altura.
Ainda que o estilo seja muito mais esportivo do que o do hatchback, as motorizações serão quase as mesmas, assim como as possíveis versões (S, SE, SE Nav, Premium e Premium SE). O motor 1.4 naturalmente aspirado foi descartado para ele, assim como o 1.6 turbodiesel de 95 cv. Restaram o 1.0 de 3 cilindros turbo com injeção direta (T-GDI) com 120 cv, exclusivamente vendido com câmbio manual de 6 marchas, o 1.4 T-GDI de 140 cv, e 1.6 turbodiesel de 110 cv ou 136 cv, estes também com a opção da transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Ao todo, o novo i30 Fastback será vendido com 12 opções de cores. Dentre elas, 2 são sólidas, a Engine Red (vermelha) e a Polar White (branca), 3 são perolizadas, a Stargazing Blue (azul), Micron Grey (cinza) e a Phantom Black (preta), e 7 são metálicas: Clean Slate Blue (azul), Intense Copper (cobre), Moon Rock (cinza), Fiery Red (vermelha), Platinum Silver (prata), Ara Blue (azul) e White Sand (branca).
Ele também terá 3 opções de interior: Oceanids Black (preto), Slate Grey (cinza) ou Merlot Red (vermelho).
Em termos de segurança, o i30 Fastback virá com uma série de equipamentos, como AEB (frenagem autônoma de segurança), DAA (alerta de atenção ao motorista, que monitora sonolência), ASCC (controlador de velocidade inteligente, a velocidades de até 180 km/h), BSD (monitor de ponto cego), RCTA (aviso de tráfego na traseira), LKAS (monitor de faixa), SLIF (leitor de placas de velocidade) e HBA (assistente de farol alto).
Desenvolvido no circuito de Nürburgring Nordschleife, assim como seu irmão mais forte, o i30 N, o Fastback tem suspensão 5 mm mais baixa e 15% mais firme, o que, segundo a Hyundai, garante comportamento dinâmico exemplar. Na Europa, onde será fabricado, o i30 Fastback começa a ser vendido no começo de 2018. Fique na torcida para que ele também seja vendido por aqui em algum momento do ano que vem.
Fotos: divulgação
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