Responsável por 57,24% do total comercializado em junho (189.229), as vendas no varejo tiveram novamente a Chevrolet na primeira posição entre as montadoras, com 16,26% de participação. Rival mais próxima, a Hyundai conquistou 12,85% de market share.
Em disputa acirrada pelo terceiro lugar, a Toyota (11,14%) venceu a VW (10,96%), com a Ford (10,29%) próxima das duas. Campeã nas vendas diretas e vice-líder no geral, a Fiat (8,36%) foi apenas a sétima.
Chevrolet Onix (8.211), Hyundai HB20 (7.487), Ford Ka (5.685) e Chevrolet Prisma (4.165) repetiram as quatro primeiras posições do ranking de maio. A novidade ficou por conta do HR-V (3.595), preferido entre os SUVs/crossovers, à frente do Toyota Corolla (3.522). O modelo da Honda teve quase 90% das vendas para consumidores comuns.
Separados por pouco mais de 100 unidades, dois modelos da VW: Gol (3.268) e Fox / Crossfox (3.140), com a vantagem de este último ter mais de 83% de suas vendas nesta modalidade, contra pouco mais de 50% do campeão da marca alemã.
Fechando o top 10, o Toyota Etios Hatch (3.128) venceu uma disputa acirradíssima contra o Sandero (3.120) – o modelo da Renault emplacou pouco mais de 1/3 de suas unidades por meio de faturamento pelas concessionárias. 10º em maio, o Hyundai Creta (2.737) veio na sequência.
Único Fiat entre os vinte primeiros, o Mobi (2.633) foi apenas o 12º. Já seu grande rival, o VW up! (2.182), vendeu menos do que o Jeep Compass (2.536), 13º. Irmãos quase siameses da Honda, Fit e WR-V ficaram separados por apenas 20 unidades (1.563 x 1.543). Primeiros fora do top 20, Ford Ecosport e Nissan Kicks emplacaram as mesmas 1.400 unidades.
Novato da lista, o Fiat Argo (1.228) estreou vendendo menos do que o Fiat Uno (1.271) – o Palio, com apenas 758 unidades, por pouco não perde a 37ª posição para o ainda discreto Renault Captur (696). O Mercedes Classe C (532), único representante premium do top 50, e o Chery QQ (419) foram os modelos mais dependentes das vendas no varejo no mês passado, ambos com mais de 98% de representatividade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN 17 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.211 |
55,02% |
14.923 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.487 |
77,07% |
9.715 |
3º |
FORD KA |
5.685 |
72,77% |
7.812 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
4.165 |
62,77% |
6.635 |
5º |
HONDA HR-V |
3.595 |
88,59% |
4.058 |
6º |
TOYOTA COROLLA |
3.522 |
61,42% |
5.734 |
7º |
VW GOL |
3.268 |
50,05% |
6.529 |
8º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.140 |
83,71% |
3.751 |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.128 |
85,65% |
3.652 |
10º |
RENAULT SANDERO |
3.120 |
34,33% |
9.087 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
2.737 |
77,80% |
3.518 |
12º |
FIAT MOBI |
2.633 |
40,12% |
6.562 |
13º |
JEEP COMPASS |
2.536 |
66,39% |
3.820 |
14º |
VW UP |
2.182 |
67,91% |
3.213 |
15º |
HONDA CIVIC |
2.088 |
92,39% |
2.260 |
16º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.073 |
84,23% |
2.461 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
2.057 |
83,41% |
2.466 |
18º |
HONDA FIT |
1.563 |
78,74% |
1.985 |
19º |
HONDA WR-V |
1.543 |
95,90% |
1.609 |
20º |
FORD FIESTA |
1.476 |
93,01% |
1.587 |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.400 |
42,84% |
3.268 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.400 |
69,76% |
2.007 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.282 |
42,83% |
2.993 |
24º |
FIAT UNO |
1.271 |
28,79% |
4.414 |
25º |
FORD KA+ |
1.256 |
50,26% |
2.499 |
26º |
FIAT ARGO |
1.228 |
74,74% |
1.643 |
27º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.217 |
73,76% |
1.650 |
28º |
NISSAN VERSA |
1.200 |
62,89% |
1.908 |
29º |
HONDA CITY |
1.183 |
75,59% |
1.565 |
30º |
FIAT SIENA |
1.160 |
58,32% |
1.989 |
31º |
VW VOYAGE |
1.043 |
31,67% |
3.293 |
32º |
TOYOTA HILUX SW4 |
935 |
81,52% |
1.147 |
33º |
HYUNDAI IX35 |
888 |
83,54% |
1.063 |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
880 |
92,15% |
955 |
35º |
CHEVROLET COBALT |
849 |
44,64% |
1.902 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
777 |
37,34% |
2.081 |
37º |
FIAT PALIO |
758 |
45,39% |
1.670 |
38º |
RENAULT CAPTUR |
696 |
69,05% |
1.008 |
39º |
PEUGEOT 208 |
667 |
64,07% |
1.041 |
40º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
569 |
86,21% |
660 |
41º |
VW JETTA |
555 |
80,55% |
689 |
42º |
RENAULT LOGAN |
549 |
24,27% |
2.262 |
43º |
NISSAN MARCH |
538 |
51,04% |
1.054 |
44º |
MERCEDES CLASSE C |
532 |
98,15% |
542 |
45º |
CITROËN C3 |
494 |
47,50% |
1.040 |
46º |
PEUGEOT 2008 |
488 |
56,35% |
866 |
47º |
CHERY QQ |
419 |
100,00% |
419 |
48º |
CITROËN AIRCROSS |
418 |
44,23% |
945 |
49º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
364 |
92,62% |
393 |
50º |
HYUNDAI TUCSON |
357 |
84,40% |
423 |
Se nas vendas gerais a Hilux foi superada pela rival S10, no varejo a vitória foi inconteste: com 2.241 unidades, a picape da Toyota se manteve na ponta entre os comerciais leves, com quase três vezes mais unidades do que a rival da Chevrolet (860), terceira.
A Fiat Toro, com 1.268 unidades, foi a segunda, mas este número representou menos de 23% das mais de 5 mil unidades emplacadas pela picape em junho. Com 724 unidades, ou menos de 20% do total do mês, a VW Saveiro veio em seguida – sua maior rival, a Fiat Strada (432), foi apenas a sétima, com pouco mais de 10% das vendas realizadas pelas concessionárias.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN 17 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.241 |
79,13% |
2.832 |
2º |
FIAT TORO |
1.268 |
22,73% |
5.579 |
3º |
CHEVROLET S10 |
860 |
28,54% |
3.013 |
4º |
VW SAVEIRO |
724 |
19,94% |
3.631 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
677 |
68,52% |
988 |
6º |
VW AMAROK |
546 |
43,33% |
1.260 |
7º |
FORD RANGER |
479 |
34,34% |
1.395 |
8º |
FIAT STRADA |
432 |
10,74% |
4.024 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
320 |
38,14% |
839 |
10º |
HYUNDAI HR |
219 |
66,97% |
327 |
11º |
FIAT FIORINO |
162 |
17,88% |
906 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
162 |
48,65% |
333 |
13º |
IVECO DAILY 3514 |
148 |
98,01% |
151 |
14º |
KIA K2500 |
148 |
100,00% |
148 |
15º |
RENAULT MASTER |
79 |
15,71% |
503 |
16º |
LIFAN FOISON |
40 |
100,00% |
40 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
38 |
70,37% |
54 |
18º |
MERCEDES-BENZ VITO |
31 |
75,61% |
41 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
27 |
90,00% |
30 |
20º |
CHEVROLET MONTANA |
23 |
1,60% |
1.442 |
21º |
FIAT DUCATO |
18 |
13,53% |
133 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
94,74% |
19 |
23º |
RAM 2500 |
15 |
24,19% |
62 |
24º |
EFFA K01 |
11 |
100,00% |
11 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
11 |
100,00% |
11 |
26º |
HAFEI TOWNER |
10 |
100,00% |
10 |
27º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
7 |
100,00% |
7 |
28º |
HAFEI MINI |
7 |
100,00% |
7 |
29º |
RENAULT KANGOO |
7 |
11,29% |
62 |
30º |
FIAT DOBLÒ |
6 |
6,12% |
98 |
31º |
JAC T8 |
4 |
100,00% |
4 |
32º |
CITROËN JUMPER |
3 |
17,65% |
17 |
33º |
EFFA V21 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
HAFEI MINIVAN |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
EFFA K02 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
66,67% |
3 |
39º |
SHINERAY TRUCK |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
DODGE RAM |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FIAT TECFORM |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
IVECO DAILY |
1 |
50,00% |
2 |
46º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
SHINERAY CARGOV |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
SHINERAY P TRUCKS |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
VICR SAVEIRO |
1 |
50,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira