Uma picape intermediária, aos moldes da Fiat Toro, não será o único lançamento de peso da Volkswagen do Brasil nos próximos anos. Confirmada pelo CEO David Powels há poucos dias, a inédita picape, desenvolvida sob o projeto Bala de Prata, faz parte de um recheado calendário de novidades que inclui também a chegada de pelo menos 4 novos veículos dentro de pouco tempo. Segundo o executivo, 3 deles serão SUVs e o outro, ainda misterioso, é apontado pelo site Automotive Business como um carro elétrico.
Embora Powels não tenha entrado em detalhes, os 3 utilitários mencionados já são conhecidos. O primeiro deles, de menor porte, será o T-Cross, a ser produzido no Paraná sobre a plataforma modular MQB A0 (a mesma da dupla Polo/Virtus). O segundo, já flagrado em testes, será o T-Roc, apontado por muitos como o "SUV do Golf" e com fabricação também prevista para o sul do país. Por fim, teremos a nova geração do Tiguan em versão de 7 lugares, importada do México e batizada de Allspace.
Com 3 modelos distintos em oferta, a ideia da Volks é estar presente em praticamente todos os nichos deste segmento - para preencher completamente a categoria, bastaria apenas trazer o grandalhão Atlas dos Estados Unidos. O T-Cross, por exemplo, enfrentará a concorrência de Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e companhia. Por sua vez, o T-Roc terá a missão de rivalizar com Jeep Compass, enquanto o Tiguan Allspace terá mira apontada para Chevrolet Equinox e Hyundai Santa Fe.
Por fim, Powels confirmou a vinda ao país de um carro elétrico, cuja identidade não foi revelada. Segundo o executivo, será um modelo de nicho e de vendas restritas, mas fundamental para apresentar aos brasileiros a nova estratégia da marca sobre o futuro da indústria. Apostamos ser algum modelo da futura linha I.D., que terá versões SUV, hatchback e minivan.
Outra novidade adiantada pela publicação diz respeito à linha Fox. Com a chegada da nova geração do Polo, o compacto perderá versões e terá o portfólio reduzido às configurações aventureiras. Dessa forma, apenas as variantes Track e Cross serão mantidas em linha.
Fonte: Automotive Business
Fotos: divulgação e arquivo Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta