Se ainda havia alguma dúvida sobre o lançamento de uma nova picape da Volkswagen no Brasil no ano que vem, ela definitivamente não existe mais. Ninguém menos que David Powels, CEO da montadora, confirmou nesta semana a informação e, por tabela, contribuiu para dar força aos diversos rumores que circulam o desenvolvimento do projeto. Pelo que se sabe até agora, trata-se de uma picape de porte intermediário, a ser posicionada abaixo da Amarok e com a mira apontada diretamente para a Fiat Toro.

Leia também:

Extra-oficialmente, é certo que o projeto atende pelo nome "Bala de Prata" e terá produção concentrada na Argentina, mais precisamente na fábrica de Pacheco. O batismo do projeto tem relação direta com o caráter providencial que o modelo tem junto à unidade argentina, dada a atual capacidade ociosa da planta. Por lá são produzidos os modelos SpaceFox (chamada localmente de Surán) e Amarok, mas a demanda de hoje fica muito aquém do potencial instalado. 

 

Picapes mais vendidas: Toro deixa rivais comendo poeira e Saveiro despenca em outubro

 

Dessa forma, além de garantir a manutenção das operações em Pacheco, a nova picape colocará a Volkswagen em evidência neste novo e lucrativo segmento de picapes intermediárias. Não custa lembrar, a Fiat Toro surfa na crista da onda atualmente e domina a categoria praticamente sem se sentir incomodada pela Renault Duster Oroch. Mensalmente, o modelo pernambucano emplaca mais de 5 mil unidades e exerce papel de protagonista entre os comerciais leves.

 

Comparativo - Chevrolet S10 High Country, Nissan Frontier LE 4x4 e Volkswagen Amarok Extreme

 

Ainda sem nome definido, "Bala de Prata" será construída sobre a plataforma MQB A0, fazendo parte, portanto, da nova família Polo - linhagem que inclui também o sedã Virtus e o SUV T-Cross, todos produzidos no Brasil. A chegada ao mercado deve acontecer em meados de 2018, tornando a VW na única marca a ter 3 picapes em oferta ao mesmo tempo: Saveiro (que não sairá de linha), "Bala de Prata" e Amarok.

Fotos: divulgação 

Galeria: Salão do Automóvel: VW T-Cross Breeze conceitua futuro SUV nacional

Envie seu flagra! flagra@motor1.com