Já não é mais novidade que a Volkswagen está preparando o lançamento do Golf renovado como linha 2018 para o Brasil. Mas, pela primeira vez, nossa equipe teve a oportunidade de se deparar com toda a gama do modelo em testes, conforme mostra o flagra do repórter Leo Fortunatti realizado no interior de São Paulo. As versões Highline, GTI e a perua Variant estavam no estacionamento de uma lanchonete de beira de estrada.
O visual, conforme já mostramos em outros flagras, segue o modelo europeu: traz leves alterações de grade, para-choques, faróis e lanternas. Nos faróis há um um novo feixe de LEDs, enquanto as lanternas passarão a trazer LEDs em todas as versões. A grade ganha um novo friso cromado, bem como a base do para-choque traseiro. No esportivo GTI, também é possível identificar design exclusivo para as rodas aro 18".
Mas se as novidades externas são pequenas, é por dentro que são esperadas as principais novidades. Como aconteceu na Europa, o Golf deverá ganhar painel de instrumentos digital, com tela TFT de 12,3", e a nova central multimídia Discover Pro, de 9,2", com comandos por gestos - para evitar marcas de dedos na tela. Ambos os itens deverão ser ofertados como opcionais, principalmente nas versões de entrada e intermediárias.
Na Europa a linha Golf também estreou um novo motor 1.5 TSI, mas, no Brasil, a VW acabou de fazer um grande investimento para a produção do 1.4 TSI em São Carlos (SP). Assim, não espere por novidades neste sentido. Para o 1.0 TSI fica a expectativa da oferta de uma transmissão automática, para que se aposente de vez o motor 1.6 MSI no Golf. Já o GTI deverá vir com a versão mais recente do motor 2.0 TSI importado, com 230 cv.
A nova gama Golf está na lista dos 9 lançamentos que a VW prometeu para o Brasil em 2017. Como o novo Polo deverá ser lançado entre outubro e novembro (já há eventos do carro marcados para clientes em novembro), a VW certamente deverá apresentar o hatch médio antes disso. Até porque as vendas atuais do Golf não andam nada animadoras...
Fotos: Leo Fortunatti/Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos