Depois de confirmar a chegada de uma versão 4x4 para o Jeep Compass flex, o Inmetro e o Programa de Etiquetagem Veicular revelaram outra novidade para o mercado brasileiro, como bem notaram os amigos do site Autos Segredos. Ainda que fosse óbvio que o Peugeot 208 e o 2008 também receberiam o câmbio automático Aisin de 6 marchas, é sempre bom ter dados oficiais que confirmem a informação. E não há números mais oficiais que os do governo...

Leia também:

Além de revelar algo que a assessoria de imprensa da Peugeot nem começou a escrever, o Inmetro também já deu a letra sobre o consumo que a nova caixa proporciona. Surpreendentemente, pelas medições do instituto, o câmbio automático de 6 marchas gasta mais na cidade no 208. Faz 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina em percurso urbano, contra 8,1 km/l e 11,7 km/l da antiga AL4. Na estrada, em compensação, a Aisin entrega 9,3 km/l (contra 9,1 km/l) com o combustível vegetal e 13,2 km/l (contra 13 km/l) com o derivado de petróleo.

 

Peugeot 208 e 2008 automáticos de 6 marchas

 

No 2008, o novo câmbio apresenta resultados melhores. Perde do antigo apenas em consumo urbano com gasolina: 10,7 km/l, contra 11 km/l. Na estrada, faz 13 km/l com este combustível, contra 12,2 km/l da caixa de quatro marchas. Com etanol, os números são melhores tanto na cidade (7,5 km/l, ante 7,4 km/l) quanto na estrada (9,2 km/l contra 8,6 km/l).  O que mostra que a motivação da troca foi mais focada em comportamento dinâmico que em eficiência energética. Ou que o objetivo de economizar não foi totalmente alcançado.

 

Peugeot 208 e 2008 automáticos de 6 marchas

 

Ainda não há previsão de apresentação dos modelos com a transmissão Aisin, mas ela não deve demorar. Se você está de olho em um Peugeot compacto automático, espere. Ou peça um desconto matador para fechar negócio. A tendência dos automáticos atuais é de desvalorização alta.

Fotos: divulgação

Galeria: Peugeot 208 e 2008 automáticos de 6 marchas

Envie seu flagra! flagra@motor1.com