Quando apresentou publicamente o Kona, há poucas semanas, a Hyundai disse que ele seria apenas o começo de uma verdadeira "ofensiva SUV" programada para os próximos anos. E os frutos desta nova estratégia já começam a aparecer, conforme aponta o flagra da quarta geração do Santa Fe rodando em testes no famoso circuito de Nurbürgring, na Alemanha.
Hyundai Kona
O modelo chegará ao mercado no segundo semestre do ano que vem e é apontado, informalmente, como uma versão "tamanho família" do referido Kona.
Não por acaso, a gigante sul-coreana mantém em solo alemão um importante centro de pesquisa e desenvolvimento, o que confirma a tese de que o projeto terá significativa parcela de "sangue europeu", tal qual a nova geração do i30. A camuflagem ainda é pesada, mas já deixa escapar que a dianteira adotará estilo ousado e linhas futuristas. O tema geral do Kona, por exemplo, será repetido: faróis divididos em "dois andares" (ao melhor estilo Jeep Cherokee/Fiat Toro) com LEDs na parte de cima e projetores convencionais na parte inferior.
A gama de motores ainda segue uma incógnita, mas não deve fugir das opções diesel e gasolina com injeção direta oferecidas atualmente - uma opção híbrida pode surgir no futuro. As carrocerias de 5 e 7 lugares serão mantidas, mas desta vez a mais comprida terá nome próprio (e ainda mantido sob sigilo). Segundo executivos da Hyundai na América do Norte, clientes estavam confundido as duas versões.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina sairão de linha em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas