O Fiat Argo já não é mais mistério nenhum, mas o VW Polo, um dos lançamentos mais aguardados da marca para este ano, continua disfarçado, rodando em testes pelo Brasil. É o que mostram as fotos enviadas pelo leitor Hide, de Caçapava (SP). Mas o mistério não durará nem duas semanas. Conforme relata a imprensa da Europa, o compacto renovado aparecerá nos próximos dias 15 e 16 de junho em Berlim, na Alemanha, em evento voltado para jornalistas. Na sequência (mais precisamente em meados de outubro) será a vez de o lançamento acontecer no Brasil.
Desenvolvido sobre a plataforma modular MQB A0, a mesma do novo Seat Ibiza, o Polo 2018 terá a missão de colocar a Volkswagen do Brasil de volta no segmento de compactos premium. Além das versões mais caras do Fiat Argo, como a Precision e a HGT, o modelo brigará com Peugeot 208, Citroën C3 e Ford New Fiesta. As apostas serão concentradas no pacote tecnológico, na gama de motores e no visual ao estilo "mini-Golf".
Divulgadas extra-oficialmente, as medidas da carroceria são as seguintes: 4.053 mm de comprimento, 1.751 mm de largura, 1.446 mm de altura e 2.564 mm de entre-eixos. As dimensões sugerem ampla oferta de espaço interno, seguindo os mesmos passos do primo espanhol da Seat. No caso do porta-malas, estima-se capacidade para armazenar até 350 litros - o que já representa uma considerável vantagem sobre os principais concorrentes (o Argo, por exemplo, acomoda 300 litros).
No Brasil, são esperados motores 1.0 TSI (com potência que pode variar de 105 cv a 125 cv) e 1.6 MSI nas versões de acesso. Corre por fora ainda o 1.4 TSI de 150 cv, que eventualmente poderia equipar uma variante com pegada esportiva. A oferta de câmbios deve incluir as caixas manuais de 5 ou 6 marchas e automática Tiptronic de 6.
A produção por aqui começará entre o fim de julho e o início de agosto, com o lançamento previsto para outubro. Depois dele virão o sedã Virtus, o SUV compacto T-Cross e uma picape aos moldes da Renault Oroch. Os primeiros terão produção nacional até 2020. A picape, desenvolvida sob o codinome "Bala de Prata", será fabricada na Argentina.
Fotos: Hide/Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop