Lançamento super aguardado da Hyundai para o segmento de SUVs compactos, o Kona deve demorar um tempo além do previsto para chegar efetivamente ao mercado. Conforme relata o portal britânico The Investor, a gigante sul-coreana ainda discute acordos trabalhistas com funcionários da fábrica de Ulsan e, por conta disso, não tem uma data programada para dar início à produção em série.
A disputa começou depois que a Hyundai terceirizou alguns setores da unidade, incluindo a fabricação de para-choques e outros componentes. Agora, para produzir o Kona, a marca terá de fechar acordos envolvendo questões como jornada de trabalho, peças a serem fabricadas e quantidade de trabalhadores envolvidos no projeto. O calendário de produção, portanto, foi suspenso até que a negociação seja fechada.
O atraso preocupa pelo fato de o Kona ser uma aposta de peso da Hyundai em âmbito global. Será de lá de Ulsan, no sudeste da Coreia do Sul, que o SUV compacto será enviado para praticamente todos os continentes, de modo a concorrer diretamente com Toyota C-HR, Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Captur e tantos outros. Fala-se que até mesmo a apresentação no Salão de Frankfurt, prevista para setembro, foi comprometida.
Fotos: divulgação e Gabriel Dias/Carspotting Portugal
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Hyundai Kona já roda em testes no Brasil; veja flagra
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil em 2023; veja os preços
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai Kona chega às lojas como o híbrido mais barato do Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Kona Hybrid já está à venda no Brasil ao preço de R$ 209.990