No Briga em casa desta semana decidimos comparar os dois SUVs compactos da Renault. De um lado o bem conhecido Duster, utilitário da marca que passou por reestilização no início de 2015 com poucas novidades no visual, mas que teve motores revistos e novos itens de série. O outro oponente é o recém-lançado Captur, versão nacional do modelo europeu, que ficou maior e mais espaçoso. O novato e o veterano têm em comum a mesma plataforma e conjunto mecânico, mas cada um tem uma missão diferente dentro do portfólio da marca.
Um acaba de chegar e outro está prestes a mudar completamente. O Duster tem como características a robustez, acabamento simples e visual parrudo, além do preço mais baixo. Já o novato Captur tem como argumentos o belo visual, espaço interno, porta-malas e mais itens de segurança e conforto. Plataforma, motor e câmbio iguais, mas uma diferença de R$ 5.410 no preço, aceitável diante da novidade e maior oferta de equipamentos.
Renault Captur Zen 1.6 | Renault Duster Dynamique 1.6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas; tração dianteira | manual de 5 marchas; tração dianteira |
DIREÇÃO/SUSPENSÃO | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 17" com pneus 215/60 R17 | alumínio de aro 16" com pneus 205/55 R16 |
PESO | 1.273 kg em ordem de marcha | 1.202 kg em ordem de marcha |
PORTA-MALAS | 437 litros | 475 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.329 mm, largura 1.813 mm, altura 1.619 mm, entre-eixos 2.673 mm | Comprimento 4.329 mm, largura 1.822 mm, altura 1.683 mm, entre-eixos 2.674 mm |
PREÇO | R$ 78.900 | R$ 73.490 |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 11,9 s | 11,8 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | - | - |
80 a 120 km/h (4a.) | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol/gasolina) | 7,6/10,9 km/l | 7,0/10,2 km/l |
Ciclo estrada (etanol/gasolina) | 8,0/11,3 km/l | 7,4/10,8 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Obs: algumas imagens são do Duster Dynamique 2.0 16V
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Captur 2025 estreia facelift sem couro ou qualquer cromado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Captur para Europa mudará design e pode antecipar SUV-cupê nacional
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Morto no Brasil, Renault Captur vaza facelift em registro na Europa
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Renault Captur sai de linha no Brasil após 6 anos no mercado