A Mercedes-Benz descobriu uma nova maneira de antecipar um modelo novo ao publicar imagens de um Classe A camuflado no LinkedIn, plataforma de contatos profissionais. E quem está ao lado do protótipo de testes é ninguém menos que o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, que descreve a próxima geração do hatch premium como sendo “especial” e menciona que ele será revelado em algum momento do próximo ano. As imagens vêm de um recente test drive que também teve a participação de outros veículos novos, incluindo os próximos CLS.
Zetsche reiterou que a Mercedes planeja expandir a família de modelos compactos para oito membros - incluindo o aguardado Classe A Sedan - e que todos serão dotados de "sistemas de assistência mais avançados para pavimentar o caminho para o futuro da condução autônoma".
O chefão da Daimler passa a especificar que o desenvolvimento do Classe A envolve o uso de "um dos mais capazes túneis climáticos de vento do mundo", capaz de simular temperaturas que variam entre -40°C e 60°C, bem como velocidades de vento de até 265 km/h. Localizado perto de Stuttgart, o túnel pode até mesmo replicar chuvas tropicais e tempestades de neve para garantir que os carros que estão sendo testados irão suportar todos os tipos de ambientes, como seria de esperar de um produto global.
Em notícia relacionada, nossos fotógrafos espiões em Nürburgring têm flagrado o Classe A 2018 em ação. A boa quantidade de disfarce aplicada aos protótipos não esconde o fato de que a nova geração será ligeiramente mais larga e mais longa que o modelo atual e se traduzirá em uma cabine com interior mais espaçoso. A julgar pela suspensão esportiva rebaixada, tratamento da grade frontal e pontas de escape duplas, parece que a Mercedes estava testando uma versão mais esportiva do seu elegante hatchback de cinco portas. Talvez a nova versão destinada a se encaixar entre o A250 e o A45 AMG.
Todos os carros compactos da nova geração da Estrela de Três Pontas compartilharão a plataforma MFA atualizada. Outra novidade possível é a tela digital dupla, que o vídeo abaixo pode ter entregado. Nem é preciso dizer que o equipamento high-tech será destinado às versões mais caras, já que as de entrada devem continuar com mostradores analógicos.
A quarta geração do Classe A (W177) vai abrir caminho para a família de compactos atualizada da Mercedes e será lançada em 2018, com os outros sete membros devendo chegar nos anos seguintes. Será então que veremos o novo GLB, que vem sendo chamado de “mini Classe G".
Fotos: Automedia, CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens