Estrela da Land Rover no Salão de Genebra, em março, o super tecnológico SUV Velar, vendido sob a bandeira da Range Rover, já tem preços e data marcada para desembarcar no Brasil. Em coletiva realizada nesta terça-feira (16) em São Paulo, Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina, anunciou as versões e respectivos valores para o mercado brasileiro.
A marca inicia a pré-venda do modelo a partir de hoje, inicialmente equipado com motor 3.0 V6 Supercharged de 380 cv a gasolina associado ao câmbio automático de 8 marchas nas configurações R-Dynamic S, R-Dynamic SE, R-Dynamic HSE e First Edition. Com este conjunto, o mesmo utilizado no superesportivo Jaguar F-Type, o Velar consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.
A tabela de preços é a seguinte:
As primeiras unidades serão entregues a partir do dia 31 de outubro. As versões de entrada 2.0 Ingenium de 250 cv a gasolina e 2.0 turbodiesel de 180 cv a diesel estarão disponíveis para venda somente após esta data.
Estas cifras, porém, podem variar de acordo com os opcionais escolhidos, o que inclui itens como desenho e tamanho das rodas, teto solar, materiais e revestimentos do interior, pacotes de tecnologia e conforto, entre outros "mimos".
Modelo mais caro da linha, o First Edition estará disponível apenas durante o primeiro ano de vendas. Terá exclusividades como as rodas aro 22", selo First Edition no interior e a carroceria sempre nas cores Cinza Corris, Prata Silicon ou Flux, com o teto com pintura na cor preta. A lista de equipamentos inclui para-brisa aquecido, acionamento da tampa do porta-malas por gesto, Head-up Display, iluminação ambiente interna configurável, sistema de câmeras Surround com Wade Sensing e suspensão a ar eletrônica.
A apresentação, feita de forma virtual em 3D, detalhou os principais diferenciais em relação os demais modelos da gama Range Rover. Pela primeira vez, um SUV da gama contará com o sistema de info-entretenimento Touch Pro Duo, composto por duas telas integradas de 19 polegadas sensíveis ao toque e de alta resolução. O quadro de instrumentos, totalmente digital, tem uma tela TFT de 12 polegadas totalmente personalizável. Aliás, o alto nível de personalização também é anunciado pela marca como um dos grandes atrativos do modelo. Haverá, por exemplo, oito opções de acabamento interior que podem ser combinados com seis tipos de revestimentos de banco, painel e portas (em couro ou tecido). No entanto, para ter o carro do jeito que deseja, o comprador pode ter que esperar até seis meses por sua unidade.
Posicionado entre o Ranger Rover Evoque e Range Rover Sport, o Velar tem distância entre-eixos de 2.874 mm e capacidade de porta-malas de 673 litros. Mesmo com todo luxo e tecnologia, o Velar também mantém a tradição off-road da marca, trazendo tração integral nas quatro rodas, suspensão a ar, capacidade de transposição de trechos alagados de até 60 centímetros de profundidade e os sistemas Terrain Response 1 e 2.
Para Frédéric Drouin, o novo modelo será a opção de upgrade para atuais consumidores do Evoque, pois oferece mais espaço e porta-malas. O executivo também espera que a novidade conquiste alguns potenciais compradores do Range Rover Sport - canibalização que no fim das contas será positiva. Como concorrentes, a Land Rover cita modelos como BMW X4 e X5, Mercedes-Benz GLC Coupé e Porsche Macan, mas esquece de colocar outro modelo do próprio grupo na roda: o Jaguar F-Pace.
Colaborou: Dyogo Fagundes - Fotos: Motor1.com e Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lançamento: Range Rover Velar 2024 chega ao Brasil por R$ 643.950
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Range Rover Velar 2024 ganha retoques e fica mais tecnológico em facelift
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Range Rover Velar 2023 chega em versão plug-in a partir de R$ 624.900
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Classe E, Velar e Cayenne GTS: veja as novas viaturas da PRF