Briga em casa - Chevrolet Spin LT x Cobalt LTZ
Quem leva a melhor, a minivan ou o sedã?
Depois do Briga em Casa entre as duas versões do Fiat Mobi, nesta semana escolhemos para a comparação uma dupla da Chevrolet: a minivan Spin e o sedã Cobalt. Ambos foram recentemente atualizados, recebendo diversas melhorias no conjunto mecânico, mas têm proposta e público alvo diferentes. Confira a nossa análise e os motivos que podem decidir a compra de cada um deles:
Compre uma Spin se...
- prefere mais versatilidade: apesar de utilizar a mesma plataforma do Cobalt, a GSV, a Spin, até pelo estilo minivan, tem teto mais alto e sensação de maior amplitude na cabine. Embora na prática o tamanho original do porta-malas seja bem próximo do exibido pelo sedã, também existe a possibilidade de rebatimento do banco traseiro para ampliar a capacidade do bagageiro, principalmente para objetos mais altos, o que não é possível no sedã;
- prefere visibilidade melhor: a posição de dirigir mais elevada, como em um SUV, também é um diferencial que agrada a boa parte dos consumidores.
Compre um Cobalt se...
- prefere melhor dirigibilidade: não que a Spin seja ruim ao volante, mas a carroceria sedã oferece melhor dinâmica e mais prazer ao dirigir, principalmente na estrada;
- prefere menor consumo: graças à atualização do conjunto mecânico, ambos ficaram mais eficientes, com vantagem clara para o Cobalt, que passou a figurar entre os sedãs mais econômicos em seu segmento;
- prefere mais equipamentos: para equiparar os preços, colocamos a Spin LT contra o Cobalt LTZ. Portanto, há uma certa vantagem na lista de itens de série para o sedã. Ambos possuem direção elétrica, ar-condicionado, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional e sistema MyLink, mas o sedã acrescenta faróis de neblina, retrovisores eletricos, vidros elétricos nas quatro portas, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro.
Conclusão:
Embora ambos possam atender bem às famílias, cada um tem uma proposta diferente. Vale lembrar que a dupla recebeu novidades importantes na linha 2017, como um motor extensamente atualizado, câmbio de 6 marchas, direção elétrica, grade do radiador ativa, pneus verdes e nova central eletrônica, entre outras coisas. Tudo para melhorar a eficiência e o consumo. Na prática, os grandes atributos da Spin são a ampla cabine, a visibilidade melhor e o espaço para bagagens mais versátil, enquanto o Cobalt agrada mais a quem aprecia a dirigibilidade, desempenho um pouco superior e economia de combustível.
Fichas técnicas:
Chevrolet Spin LT 1.8 manual | Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.796 cm3, 8 válvulas, comando simples, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.796 cm3, 8 válvulas, comando simples, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 106/111 cv a 5.400 rpm / 16,8/17,7 kgfm a 2.600 rpm | 106/111 cv a 5.400 rpm / 16,8/17,7 kgfm a 2.600 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira | câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | elétrica | elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de aro 15, com pneus 195/65 R15 | liga leve de aro 15, com pneus 195/65 R15 |
PESO | 1.186 kg | 1.104 kg |
PORTA-MALAS | porta-malas 553/162 litros (5/7 lugares) | 563 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.360 mm, largura 1.735 mm, altura 1.684 mm, entre-eixos 2.620 mm | comprimento 4.481 mm, largura 1.735 mm, altura 1.509 mm, entre-eixos 2.620 mm |
PREÇO | R$ 62.390 | R$ 62.990 |
Desempenho - dados de fábrica
Aceleração | Chevrolet Spin LT 1.8 manual | Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual |
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 10,6 s | 10 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | - | - |
80 a 120 km/h (4a.) | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,1/11,8 km/l (etanol/gasolina) | 8,3/12,1 km/l (etanol/gasolina) |
Ciclo estrada | 11,8/13,7 km/l (etanol/gasolina) | 10,4/15,1 km/l (etanol/gasolina) |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: Spin x Cobalt
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