Briga em casa - VW Golf 1.0 TSI x Golf 1.6 MSI
Veja o confronto entre as versões aspirada e turbo do Golf
Depois do Briga em casa entre os Audis na semana passada, neste 1º de abril colocamos frente a frente pela primeira vez duas versões de um mesmo modelo: o Golf. Ambas são recentes na gama do hatchback, sendo que o 1.6 MSI nacional veio um pouco antes e o 1.0 TSI é a adição mais atual. Os dois são equipados com câmbio manual, custam praticamente o mesmo preço e se diferenciam principalmente pelo conjunto mecânico. Confira nossa análise das duas versões:
Compre um Golf 1.0 TSI se...
- prefere mais desempenho: de concepção mais moderna, o propulsor 1.0 turbo literalmente dá um banho no motor 1.6. É claramente superior nas acelerações e retomadas, com números bem distintos do motor maior;
- prefere mais economia: além de andar mais, o 1.0 TSI também bebe menos, seja na cidade ou na estrada, e por uma diferença considerável. É um dos modelos mais econômicos do seu segmento;
- prefere mais prazer ao dirigir: graças ao turbo, além do maior torque, disponível em rotações bem baixas, o TSI é mais gostoso de acelerar e as retomadas são moleza para o conjunto mecânico, que ainda leva vantagem por ter seis marchas (contra cinco de 1.6).
Compre um Golf 1.6 MSI se...
- prefere câmbio automático: a única vantagem desta versão é a possibilidade de receber câmbio automático de seis marchas Tiptronic. Mesmo custando R$ 83 mil, é a opção sem embreagem mais em conta na gama do Golf.
Conclusão
Referência entre os hatchs médios, o VW Golf é de uma forma geral um carro moderno e bem projetado. O deslize fica por conta do modelo nacionalizado, que adotou suspensão traseira com eixo de torção no lugar do mais eficiente conceito multilink e câmbio 'Tiptronic' de seis marchas no lugar da caixa de dupla embreagem. A lista de equipamentos é boa para ambos os modelos e conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags e controle de estabilidade (ESP) de série.
Com relação as versões comparadas aqui, não resta dúvida que a melhor escolha é o 1.0 TSI, que vence o 1.6 MSI "de lavada" em praticamente todos os quesitos. Não bastasse isso, ainda custa um pouco menos.
Fichas técnicas:
VW Golf Comfortline 1.6 MSI | VW Golf Comfortline 1.0 TSI | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, gasolina/etanol | dianteiro, longitudinal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, injeção direta, turbo com intercooler, gasolina/etanol |
POTÊNCIA/TORQUE | 120/110 cv a 5.750 rpm, 16,8/15,8 mkgf de 4.000 rpm | 116/125 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de cinco marchas, tração dianteira | manual de seis marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | assistência elétrica | assistência elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | ||
PESO | 1.231 kg | 1.223 kg |
PORTA-MALAS | 313 litros | 313 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.255 mm; largura 1.799 mm; altura 1.468 mm; entre-eixos 2.638 mm | comprimento 4.255 mm; largura 1.799 mm; altura 1.468 mm; entre-eixos 2.638 mm |
PREÇO | R$ 78.130 | R$ 77.247 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | Golf Comfortline 1.6 MSI | Golf Comfortline 1.0 TSI |
0 a 60 km/h | 5,5 s | 4,8 s |
0 a 80 km/h | 8,4 s | 7,0 s |
0 a 100 km/h | 12,5 s | 10,4 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 12,4 s | 8,7 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 14,1 s | 8,3 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 37,7 m | 37,6 m |
80 km/h a 0 | 23,5 m | 22,9 m |
60 km/h a 0 | 13,2 m | 12,7 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 7,6 km/l | 10,0 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,2 km/l | 14,0 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Galeria: VW Golf 1.0 TSI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos