A Volkswagen vai apresentar dois novos motores no Vienna Motor Symposium, na Áustria, com vistas à redução do consumo de combustível e emissões.
O primeiro projeto é de um sistema "híbrido micro" que desativa o motor durante velocidades de cruzeiro. Marcado para estrear no Golf TSI Bluemotion, o sistema consiste num motor 1.5 TSI ligado ao câmbio DSG e uma bateria de íon de lítio compacta que alimenta a eletrônica do veículo ao rodar.
O recurso "coasting" funciona em velocidades abaixo de 130 km/h e desliga o motor assim que o motorista levanta o pé do acelerador. Para reativá-lo há várias maneiras, que são escolhidas de acordo com a situação, podendo ser pelo motor de arranque ou pelas embreagens da caixa DSG, ou ainda uma combinação de ambos. Sem revelar todos os detalhes, a VW diz que o sistema ajudará a reduzir o consumo de combustível em 0,4 litro a cada 100 km rodados em situações diárias de condução.
Outra novidade ficará por conta de uma versão movida a gasolina ou GNV (gás natural) do motor 1.0 TSI. Ela vai render 90 cv de potência e promete índices extremamente baixos de CO2 e NOx graças a um catalisador avançado que chega até a temperatura de operação muito rapidamente, reduzindo as emissões.
Por fim, a Volkswagen vai usar o simpósio para exibir sua plataforma construída especificamente para carros elétricos (a futura gama I.D. que será lançada a partir de 2020). "A arquitetura totalmente elétrica combina a condução local com emissão zero e uma excelente mobilidade de longa distância", diz o chefão de desenvolvimento de powetrain da marca, Friedrich Eichler. Ele garantiu ainda que a plataforma será oferecida globalmente em grandes volumes e contribuirá para uma "experiência de condução altamente confortável, inclusive no que diz respeito à condução automatizada".
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia