A 51ª edição anual do Jeep Easter Safari vai subir as colinas para Moab, Utah, dentro de algumas semanas. Nenhum deles irá decepcionar a sua base de fãs leais da Jeep, que mais uma vez estreou um punhado de belos conceitos bem projetados especificamente para esta viagem. Sete deles, para ser exato - e todos são incríveis.

Jeep Grand One

Jeep Safari Páscoa 2017

 

Celebrando o 25º aniversário do Grand Cherokee, o conceito Jeep Grand One dá um toque moderno ao icônico ZJ 1993. Rodas douradas personalizadas de 18 polegadas (16" foi o maior tamanho oferecido na configuração original), caixas de rodas bem altas, distância entreeixos ampliada, para-choques reduzidos e um tratamento discreto em madeira junto a tudo isso.

A potência é cortesia de um V8 de 5.2 litros acoplado a uma transmissão automática de 4 velocidades. Um conjunto de pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 de 33" emparelhado com o aumento de suspensão de duas polegadas garante que ele está pronto para enfrentar qualquer obstáculo em seu caminho. A distância entreeixos também foi ampliada, trazendo o eixo dianteiro para a frente em duas polegadas e afastando o eixo traseiro também em duas polegadas.

Jeep Safari Páscoa 2017
Jeep Safari Páscoa 2017

Para criar este conceito, os designers da Jeep se basearam em um ZJ 1993 encontrado no Craigslist, na Pensilvânia, com cerca de 100.000 milhas no hodômetro. Para manter toda a nostalgia dos anos 1990, note o padrão de acabamento em flanela xadrez, com direito a um Gameboy no banco de trás.

Jeep Safari

Jeep Safari Páscoa 2017

 

Na tentativa de trazer a atmosfera externa para a cabine, a Jeep criou o apropriadamente chamado Safari, baseado no atual Wrangler. Ele tem características como revestimento de teto rígido transparente, rack de alumínio em dois níveis - com um drone incorporado - e uma configuração única de janelas em alumínio e vinil. 

Sob o capô está o motor 3.6 litros Pentastar V6 associado ao câmbio automático de 5 marcas auxiliado por um conjunto de pneus BFGoodrich Mud de 35" montados em rodas aro 18". Também há um iPad integrado ao painel de instrumentos.

Jeep Safari Páscoa 2017
Jeep Safari Páscoa 2017

"O foco não é realmente para o motorista, mas para as crianças que vão atrás", diz o designer da Jeep, Mark Allen. Isso explica porque as portas traseiras têm maior ângulo e ficam totalmente expostas, dando aos passageiros uma melhor visão do exterior.

Jeep Quicksand

Jeep Safari Páscoa 2017

 

Querendo encarar dunas? Então, o belo conceito Quicksand pode ser o Jeep certo para você. A potência vem de um propulsor Mopar 392 Hemi com injeção de oito estágios emparelhado a uma caixa manual Getrag de 6 velocidades. A escultura "esconde-esconde" no capô dá um ar de hot rod.

Claro que o conceito é baseado no Wrangler, mas vem com uma distância entreeixos maior e tem a parte posterior e as janelas abertas para prazer completo ao ar livre. Um interior minimalista em preto com detalhes vermelhos combina com dois conjuntos de painéis de porta de alumínio. 

Jeep Safari Páscoa 2017
Jeep Safari Páscoa 2017

"Você está indo rápido, mas quer fazer direito," é como Allen descreve este conceito. O "tanque lunar" de estilo retrô montado na dianteira não fornece combustível, mas é um guincho funcional, enquanto os pneus escalonados - de 32" na dianteira e 37" na traseira, montados em rodas de 18" - completam o estilo hot rod.

Jeep Trailpass

Jeep Safari Páscoa 2017

 

Baseado no novo Compass, o conceito Trailpass tem um kit que eleva a suspensão em 1,5" e incorpora rodas de 18" e um motor 2.4 Tigershark. A carroceria possui suporte Mopar no teto e retrovisores com acabamento escurecido, além de pintura preta no capô e teto, e listras na lateral. Os ganchos de reboque são na cor laranja, em vez de vermelho (como na versão Trailhawk) a mesma cor dos detalhes das rodas. Os novos pneus são maiores que o do modelo padrão, com cerca de uma polegada a mais no diâmetro externo. 

Jeep Switchback

Jeep Safari Páscoa 2017

 

A Jeep diz que seu novo conceito Switchback, baseado em um Wrangler Rubicon Unlimited, é o "máximo em desempenho off-road". E com uma variedade de itens de performance Mopar e Jeep, como você poderia argumentar? A dianteira e a traseira usam eixo Dana 44, um elevador de 4" com reservatório remoto, para-choques Fox e diferencial heavy-duty garantem que ele esteja pronto para qualquer trilha.

 

Jeep Safari Páscoa 2017
Jeep Safari Páscoa 2017

O exterior usa o capô e meias-portas do conceito, finalizado com uma configuração “Safari” de teto rígido e rack. Na sua essência o motor é um V6 3.6 litros acoplado a uma transmissão automática de 5 velocidades. 

Jeep CJ66

Jeep Safari Páscoa 2017

 

Esta não é a primeira vez que vimos o CJ66 - o primeiro conceito fez sua estréia no SEMA Show 2016. No entanto, o 4x4 baseado no TJ Wrangler vai encarar as trilhas em apenas algumas semanas, completo com um 5.7 litros Hemi V8 suficiente para 388 cv e uma transmissão manual de 6 velocidades, além da abundância de elementos off-road.

Jeep Luminator

 

O mais brilhante de todos os Jeeps nesta lista - literalmente - é o conceito Jeep Luminator. O jipe vem com um completo arsenal de recursos de iluminação que proporcionam maior visibilidade da pista. Os novos conjuntos óticos foram desenvolvidos em conjunto com a divisão Automotive Lighting da Magneti Marelli.

Algumas das características mais notáveis incluem um módulo com luzes de LED com varredura de ponto ativo e tecnologia dinâmica. Os faróis de neblina dianteiros em LEDs estão conectados com o ângulo da direção, iluminando os lados do jipe quando você vira de um lado para outro. Há ainda um painel solar no teto que ajuda a carregar uma bateria para alimentar um inversor, além de uma pista de aterrissagem iluminada para drones. Se as luzes traseiras parecem familiares, bem, é porque elas são componentes da Ferrari.

Jeep Safari Páscoa 2017
Jeep Safari Páscoa 2017

Todos estes sete conceitos Jeep estarão na trilha no dia 8 de abril de 2017.

Galeria: Conceitos Jeep Easter Safari

Envie seu flagra! flagra@motor1.com