A Toyota e a Tamiya, uma empresa japonesa especializada em reproduções em escala, uniram-se para responder a uma pergunta curiosa: Quantos carros de controle remoto Tamiya são necessários para rebocar uma Toyota Hilux de verdade? Para além do que pode parecer uma piada, as duas empresas queriam fazer uma série de vídeos para corroborar que esse feito, a princípio impossível, é real.

 

Toyota Hilux and Tamiya Bruiser

 

De acordo com os realizadores, a ideia deste "teste" vem dos anos 1980, quando um grupo de modelos Tamiya Bruiser 4X4 RC fez uma demonstração de força rebocando uma Hilux da época. No entanto, o modelo atual da Toyota é maior e mais pesado. Assim, os modelos Tamiya escala 1/10 deveriam ter mais dificuldade para mover-se e puxar a picape japonesa.

Os dados técnicos dão conta que um Tamiya Bruiser com motor elétrico tem peso aproximado de 3,2 quilos e desenvolve torque máximo de 2,3 kgfm. Se considerarmos que ele deve rebocar cerca de 3.200 kg, os responsáveis por esta grande loucura mudaram a pressão dos pneus e ajustaram o sistema de condução para todas as quatro rodas de cada um dos carros de controle remoto. Além disso, um peso foi adicionado aos modelos em escala para que eles pudessem transportar a energia para o solo de forma mais eficaz. Com todas essas mudanças, foram necessários 15 modelos de controle remoto para mover a Toyota Hilux.

Outros três vídeos extra, destinados a comparar as capacidades off-road da Tamiya Bruiser e da Toyota Hilux, também foram feitos. Em um deles, você vê os modelos passando por uma trilha lamacenta e outros trechos alagados. Finalmente, ambos os veículos demonstram a sua capacidade de reboque, neste caso, com um GT 86

Graças a esses vídeos, você agora pode ter certeza de não olhar para um carrinho de controle remoto como um simples brinquedo... 

 

 

Galeria: Tamiya Bruiser e Toyota Hilux

Envie seu flagra! flagra@motor1.com