A Toyota jurava de pés juntos que o novo Supra não teria nada do conceito FT-1, apresentado no Salão de Detroit de 2014. Mas, a cada flagrante do carro, temos mais e mais certeza de que ela também cruzou os dedos atrás das costas. Neste, o novo esportivo precisou reabastecer, deu bobeira e foi fotografado por nossos espiões da CarPix. Lá na Alemanha, o que tem uma explicação melhor do que apenas testes em Nürburgring Nordschleife.
O novo Supra está sendo desenvolvido em parceria com a BMW, sobre uma plataforma da marca alemã, de tração traseira, como convém a todo esportivo. A "sinergia" entre as marcas também incluirá motores, como os 6-cilindros em linha 3.0 que tornaram a BMW famosa, além dos 2.0 de 4 cilindros que a BMW vende em seus modelos de entrada, com 194 cv e 32,6 kgfm ou 256 cv e 40,8 kgfm. Fala-se também em uma versão híbrida, de alta potência, aliada ao 6-cilindros, que sozinho já poderá fornecer 344 cv e 45,9 kgfm.
Um folheto que vazou há algumas semanas dizia que o novo Supra teria 4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,28 m de altura e um entre-eixos de apenas 2,47 m. E que seu peso variaria de 1.350 kg a 1.430 kg, o que o tornaria razoavelmente pesado. Mas o tal folheto foi questionado como uma fonte crível, ainda que ele possa nos dar uma ideia das dimensões do novo modelo.
Vendido sob a marca GR, de Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota, como a AMG para a Mercedes-Benz e a divisão M para a BMW, o Supra será irmão do sucessor do BMW Z4, chamado, por ora, de Z5. Ambos serão fabricados pela Magna Steyr, na Áustria, considerada a maior fornecedora do mundo (inclusive de veículos prontos).
O esportivo, que deverá concorrer com Honda NSX e outros supercarros, deve aparecer como conceito no final deste ano, no Salão de Tóquio, e chegar à produção em série em 2018, talvez já como modelo 2019. E não deve ser vendido no Brasil, como é costume de todas as fabricantes instaladas por aqui: o fino é reservado ao exterior, para nossa tristeza. Quem quer mesmo que se vire com importador independente.
Fotos: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A Toyota não tem planos de acabar com o Supra
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota Supra ganhará versão preparada com motor de 500 cv da BMW
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Toyota não planeja fazer mais modelos esportivos, diz engenheiro-chefe
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Supra 2023 ganha versão com câmbio manual e mais leve