Carros novos com chip inteligente chegam em 2018, adianta fabricante

Fabricante de processadores Qualcomm adiantou informação em feira de tecnologia na Espanha

10 tecnologías BMW... que tendrá tu coche en unos años 10 tecnologías BMW... que tendrá tu coche en unos años

Adiada diversas vezes, a implementação dos chips inteligentes nos veículos vendidos no Brasil deve enfim começar em 2018. A antecipação foi feita na semana passada pela fabricante de processadores Qualcomm durante a Mobile World Congress (MWC), maior feira de telefonia do mundo, realizada em Barcelona, na Espanha.  

Em matéria do site O Globo, que esteve no evento, Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina, disse que a partir de 2018 todos os carros no Brasil serão inteligentes. E isso inclui carros de passeio, coletivos e de transporte, todos conectados.

Leia também:

Nesta primeira fase, de acordo com os fabricantes, será a vez dos carros inteligentes, com chip que permite a localização, monitoramento de combustível e alerta de revisões, por exemplo. Depois, chegarão os veículos autônomos, que não precisam de motoristas. Todavia, para esta segunda etapa, é fundamental a implementação da internet 5G, que permitiria uma rede de informações de alta velocidade sem interferências ou perda de sinal. 

Batizado de Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), o sistema criado pelo Governo Federal ainda não teve a data oficial de estreia publicada. Em reunião realizada no início do ano entre os Detrans e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a conclusão foi de que o principal entrave para o funcionamento é a integração com os sistemas dos Detrans estaduais. 

O Siniav é regulamentado pela resolução nº 537 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a implementação do chip inteligente nos veículos de transportes de cargas a partir do dia 28 de agosto. O prazo para os demais veículos seria 1º de janeiro de 2018. A publicação oficial, bem como o cronograma definitivo deve ser apresentado em julho, prazo estipulado pelo Ministério das Cidades. É aguardar e ver se desta vez é pra valer...

Fonte: O Globo

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com