A dinâmica e a rapidez que movem a indústria automotiva, especialmente no segmento premium, resultarão em novidades tecnológicas interessantes nos próximos anos. A BMW, por exemplo, aposta em dispositivos de conectividade e eficiência para equipar seus carros em curto prazo - e, claro, fazer os rivais oferecerem recursos semelhantes também. Por isso, reunimos 10 itens que deverão estar nos carros daqui para frente, segundo a marca bávara:
Propulsores com 1 ou 2 turbos já são figuras comuns e consagradas no mercado - mas para a BMW isso é pouco. Para o futuro, uma das grandes apostas da marca recai exatamente sobre o lançamento de motores equipados com 4 "caracóis". A primeira demonstração desse interesse pôde ser vista no lançamento do Série 7 750D, que conta com 2 turbos de tamanho reduzido e 2 maiores para alcançar mais de 400 cv de potência com excelentes 17,5 km/l de consumo médio.
Por sua vez, o sistema de injeção de água já está presente no motor 3.0 de 6 cilindros do M4 GTS. Ele atua no sistema de admissão, de modo a resfriar o ar a 30 graus e, consequentemente, melhorar o rendimento. A potência, por exemplo, salta de 431 cv para 500 cv, enquanto o consumo permanece na casa dos 12 km/l. A marca divulga 305 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos!
Lançados em 2014 no i8, os faróis a laser (ou BMW Laserlights, como a marca os chama) também devem ser expandidos pelo portfólio em breve. Já chegaram recentemente ao Série 7 e também devem estar presentes no inédito SUV X7. A vantagem está principalmente na potência: 4 vezes mais que um LED convencional, com alcance de pelo menos 600 metros. Também são pequenos e permitem ganhos em design e aerodinâmica.
O primeiro BMW a usar esta tecnologia foi o M4 GTS, recentemente. Sigla para Organic Light Emitting Diode (diodo orgânico emissor de luz, em inglês), o sistema é complementar ao LED tradicional e se diferencia pelo fato de emitir luz de forma independente. Também é capaz de iluminar a superfície de maneira mais homogênea e eficiente, com baixo impacto ao meio ambiente.
Introduzido pela nova geração do Série 7, o método que permite controlar o sistema de entretenimento através de gestos também deve chegar a novos modelos em breve. Um pequeno movimento junto ao sensor 3D é capaz de alterar o volume, mudar a estação de rádio e aceitar ou rejeitar chamadas. A nova família Série 5 foi a mais recente linha a tê-lo em oferta.
Queridinha das montadoras mais vanguardistas, a condução autônoma também deve ser democratizada dentro do portfólio bávaro. Funcionará em conjunto com o piloto automático, podendo ser executada de forma parcial a velocidades de 70 km/h até 210 km/h. Em velocidades mais baixas, como em situações de trânsito pesado, o carro se mantém na pista, acelera e também freia sem a interferência do motorista.
Outro recurso já usado pelo Série 5, o Remote 3D View permite uma visão completa do carro, em três dimensões e em tempo real. A novidade funciona por meio do aplicativo BMW Connected, com um smartphone ligado à internet.
Uma das grandes novidades trazidas pela nova geração do Série 7 (e agora presente também no Série 5), a Display Key oferece uma série de funcionalidades ao motorista. É possível, por exemplo, consultar a autonomia, programar o ar-condicionado e abrir ou fechar o carro. Funciona a uma distância de até 300 metros.
Mais uma funcionalidade oferecida nos Série 5 e 7, o sistema Park Assistant permite que o motorista faça pequenas manobras (como colocar o carro na garagem) usando a chave Display Key, mesmo estando fora do veículo. Ideal para garagens apertadas.
Trata-se do aplicativo oficial da marca, que permite integração total com smartphones e os novos relógios inteligentes. Entre outras funções, organiza trajetos e informa a melhor hora para sair de casa, de acordo com a intensidade do tráfego. Nos modelos ecológicos i e iPerformance, também mostra a autonomia e o estado da bateria.
Cada vez mais e mais lançamentos alemães devem apostar no uso da fibra de carbono - seja sozinha, seja associada a alumínio ou plástico. Antes presente em partes como aerofólio, pinças de freio e capô, o material agora começa a ganhar espaço em outras partes da carroceria. No M4 GTS, por exemplo, está presente até mesmo nas rodas.
Fotos: divulgação
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