De acordo com a revista Motor Show do mês de março, o projeto do novo Gol sofreu uma reviravolta. Segundo a revista, fontes ligadas à Volkswagen dizem que a conta do projeto "não fechou", ou seja, ficou caro demais ter um Gol desenvolvido à imagem e semelhança do novo Polo europeu (projeção abaixo), incluindo a plataforma MQB-A0 - versão reduzida e simplificada da base MQB usada pelo Golf.

 

2018 VW Polo render

 

Na reportagem de capa, a revista diz que a matriz alemã exigiu que o Gol usasse esta plataforma, o que acabou tornando o hatch caro demais para ser um... Gol. Já com o projeto encaminhado, no entanto, a filial brasileira decidiu reviver o nome Polo, que deixou boa imagem por aqui apesar de o modelo não ter acompanhado as evoluções do projeto europeu. Lançado em 2003 para atuar acima do Gol, o Polo construiu uma legião de fãs, mas tinha um processo de fabricação sofisticado (soldas a laser) que encarecia o produto final.

Leia também:

A nova geração do Polo, que será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro, seria então vendida aqui no começo de 2018 como um compacto premium, com preços começando na faixa dos R$ 60 mil, segundo a revista. Um novo Gol só viria em 2021, e usando a plataforma do up! - obviamente ampliada - para custar barato.

 

Flagra - Novo VW Voyage 2018

 

Da mesma forma, diz a revista, o futuro Voyage (flagra acima) não seria mais vendido aqui como Voyage. A marca teria cogitado chamá-lo de novo Polo Sedan, mas a ideia de ter um nome inėdito ganha força. Com porte superior ao do atual Voyage, atuaria entre este e o Jetta, disputando mercado contra Chevrolet Cobalt, Toyota Etios Sedan e até Honda City.

Quanto às variantes SUV e picape desta nova família, os projetos seguem sem alterações. O SUV será basicamente a versão de produção do conceito T-Cross Breeze mostrado no Salão de São Paulo no ano passado, enquanto a picape de porte semelhante ao da Fiat Toro deverá ser fabricada na Argentina. Toda a nova gama será lançada entre 2018 e 2020. 

Aguardamos ansiosos as cenas do próximos capítulos...

         

Galeria: Flagra! Novo Voyage 2018 rodando no Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com