Após uma série de pré-apresentações, a BMW finalmente oficializa na China a chegada ao mercado do Série 1 Sedan. Desenvolvido naquele país em parceria com a fabricante local Brilliance, o modelo chama a atenção por ser um típico sedã bávaro em termos de visual e tecnologias, mas com o diferencial da tração dianteira. Que tende a ser um pênalti para os fãs tradicionais da marca, mas uma vantagem aos que querem entrar na marca. Especialmente em termos de preço.
A plataforma usada é a conhecida UKL, emprestada dos Mini mais novos e já usada no Série 2 Active Tourer, por exemplo. Ao todo, são 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,45 m de altura, com um entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas não foi informado.
O portfólio na China é composto por três versões: 118i, 120i e 125i. A primeira sai de fábrica equipada com o motor 1.5 de 3 cilindros turbo com injeção direta de 136 cv, ligado a um câmbio automático de 6 marchas. Dados oficiais apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, com máxima de 212 km/h. O consumo médio é de 18,2 km/l.
A intermediária 120i tem motor 2.0 turbo de 192 cv e câmbio automático de 8 marchas. Os dados são os seguintes: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,5 segundos, máxima de 235 km/h e consumo de 16,1 km/l. Por fim, a topo de linha 125i traz o mesmo motor, mas com 231 cv. Com a mesma transmissão, faz o 0-100 km/h em 6,8 segundos, com 250 km/h de máxima e consumo de 15,6 km/l.
Entre os equipamentos, destaque para central multimídia com tela de 8", aviso de colisão frontal, assistente de faixa, aviso de ponto cego, sistema de frenagem automática e detector de pedestres, entre outros. Tendo em vista as condições e especificações do mercado chinês, a BMW também equipou o sedã com um poderoso sistema de filtragem do ar, com ação antipoluição.
A BMW apresentou o Série 1 Sedan jurando de pés juntos que o carro seria vendido apenas na China. Há pouco tempo, porém, o modelo foi visto rodando em testes na Europa e os rumores sobre um possível lançamento global ultimamente só crescem. A chegada ao Brasil seria bem-vinda, dada a concorrência com o Audi A3 Sedan e o Honda Civic Touring, por exemplo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW Série 1 Sedan nos EUA pode indicar caminho para o Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Flagra! BMW Série 1 Sedan é testado no Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW Série 1 Sedan deve ficar longe da Europa. E do Brasil?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Flagra: BMW Série 1 Sedan já roda "limpo" em testes na Europa