As reiteradas negativas da BMW parecem não ter sido suficientes para afastar os rumores que cercam o lançamento do Série 1 Sedan nos Estados Unidos. Conforme adianta reportagem da agência de notícias Automotive News, o modelo será sim colocado à venda no mercado norte-americano e, ao que tudo indica, já está até mesmo inserido no calendário de novidades que a marca prepara para aquele país. A estreia deve acontecer em algum momento de 2019 e, por consequência, abre caminho para uma eventual chegada também ao Brasil.
Desenvolvido com a chinesa Brilliance (parceira da BMW há mais de 15 anos), o Série 1 Sedan é produzido na China ao lado do SUV X1 e do Série 2 Active Tourer - todos montados sobre a plataforma UKL de tração dianteira. O visual carrega as linhas típicas da marca, com destaque para as proporções da carroceria, semelhantes às do Série 3, grade frontal com duplo rim e faróis com os tradicionais LEDs duplos redondos.
Sempre que questionada, a BMW mantém a posição de que projetou o modelo com o único e exclusivo intuito de atender à demanda do mercado chinês, já que o consumidor local é bastante apreciador deste tipo de carroceria. No entanto, o surgimento de especulações nos Estados Unidos e no Brasil revela o carácter cada vez mais global do três volumes, praticamente feito sob medida para brigar com Audi A3 Sedan, a futura variante sedã do Classe A e até mesmo com o Honda Civic Touring.
Prova disso foram os vários flagras já feitos do modelo rodando em testes fora da China, incluindo aqui no Brasil. Apostar no lançamento Série 1 Sedan no mercado nacional no ano que vem (ou 2019, no mais tardar) é um palpite concreto. Até mesmo uma eventual produção em Araquari (SC) é bastante provável, uma vez que a plataforma UKL já é usada por lá na montagem do X1. A ver.
Fonte: Automotive News
Fotos: divulgação e Arthur Marchini (flagra)