Em dezembro 2014, estivemos na Ala 17 da fábrica da Anchieta (SP) a convite da Volkswagen. Trata-se do local mais secreto da marca no Brasil, que havia sido aberto para os jornalistas conhecerem como era feito o desenvolvimento de um carro. Entre diversos sketches (desenhos) e modelos em clay (argila), um em especial chamou a atenção do nosso diretor Fábio Trindade. Era um legítimo compacto VW da próxima geração, com linhas fortes e vincos bem definidos, além da clássica coluna C larga. Na época, mostramos as fotos que tiramos do modelo para uma fonte ligada à marca, que confirmou se tratar de um estudo para o próximo Gol.
Publicamos então, em primeira mão, como poderia ficar o novo Gol - que naquela altura era esperado para 2016. A VW logo se apressou em dizer que aquele clay não tinha nada a ver com o novo Gol, e que se tratava apenas de um estudo isolado. Parte da imprensa automotiva também nos massacrou... Mas a confirmação de que estávamos no caminho certo veio nesta terça-feira (31), com as primeiras imagens vazadas do novo Seat Ibiza, irmão de projeto do VW Polo, que por sua vez será o nosso novo Gol.
Repare como a lateral é praticamente a mesma, incluindo a linha das janelas (com a volta da espia lateral, que existia no Gol G4 e depois foi suprimida no G5) e um forte vinco que nasce no para-lama e atravessa as portas, além do vinco na parte inferior da carroceria. A única diferença é que, no Seat, o vinco traseiro é um pouco mais alto, enquanto no clay o vinco lateral é único. Dianteira e traseira, obviamente, seguem o padrão Seat no Ibiza, sendo que no Gol os faróis e grade terão formato mais retilíneo. A lanterna traseira será parecida, de formato horizontal, mas com a tampa do porta-malas mais lisa no VW.
Internamente a disposição dos elementos do painel será a mesma do Ibiza, o que inclui o posicionamento do cluster, da central multimídia e dos comandos do ar-condicionado - o que vai mudar é o acabamento e o grafismo das peças. Uma grande evolução é esperada no espaço interno, já que a distância entreeixos foi ampliada em 9 cm, chegando a 2,56 metros.
A expectativa é de que o novo Gol seja apresentado ainda no fim de 2017, logo após o novo Polo europeu, cuja previsão de estreia é para setembro, no Salão de Frankfurt - a "casa" da Volkswagen. Em 2018 será a vez do novo Voyage, que também flagramos em primeira mão no Brasil. Até 2020, a nova família Gol ganhará ainda mais dois integrantes: um SUV compacto para entrar na seara do Honda HR-V e uma picape cabine dupla aos moldes da Fiat Toro.
Fotos: Fábio Trindade (clay) e divulgação (Seat)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos