Não, não há erro de digitação no título nem você passou batido pelo ano que acabou de começar. A Toyota está lançando a linha 2018 do Etios em pleno janeiro de 2017. Tudo bem, concordamos que é estranho saber que não existirá Etios 2017/2017, apenas 2016/2017 e 2017/2018, mas a marca diz que isso é um passo importante para a estratégia do modelo no Brasil e ao redor do mundo.
Para entender, vamos começar com o carro. O Toyota Etios 2018 assume o visual que já conhecemos nas versões Platinum e Ready desde o segundo semestre de 2016. A explicação é que eles foram usados para "validar" as mudanças de para-choques, grade e spoilers - em português claro, ver a aceitação do público. A não ser o Cross, esta é a cara com que os Etios Hatch e Sedã chegam às concessionárias esta semana.
O Etios Platinum continua no topo da linha, agora com uma base cromada na grade e um jogo de tapetes em carpete bordados para diferenciá-lo dos demais. O Ready também sobrevive, se diferenciando do X pelos acessórios como a central multimídia e a bolsa no porta-malas, por exemplo. O spoiler lateral é peça exclusiva das versões XLS e Platinum, que aproveitam o embalo para perder o câmbio manual e serem vendidas apenas com o automático de 4 marchas. O mesmo acontece na linha Cross, que não muda visualmente e responde apenas por 3% das vendas na família.
O compacto da Toyota nasceu como um carro de projeto barato, simples e rústico para os países emergentes. Isso explica o painel de instrumentos central (é mais fácil adaptar o volante no lado esquerdo ou no direito) e as linhas quadradas, que facilitam na hora de planejar o espaço interno. Ele desembarcou no Brasil em 2012 e conheceu uma clientela mais exigente do que, por exemplo, na Índia. Sobraram questionamentos para o lado da Toyota, que sempre ofereceu produtos com qualidade exemplar batizados de Hilux e Corolla.
As reclamações eram muitas. Ele era barulhento, muito simples no acabamento e com um painel de instrumentos de visualização problemática. Em abril do ano passado, a Toyota mostrou um "novo" Etios. Ganhava melhorias no acabamento, volante de Corolla, painel digital com tela de TFT herdado do Prius e novos motores 1.3 e 1.5, mais potentes e econômicos, fabricados em Porto Feliz (SP). Também passou a ser o carro com câmbio automático mais barato do país, com a caixa de 4 marchas vinda do Corolla da geração anterior.
Funcionou. As vendas deram um expressivo pulo, mesmo em um ano fraco para o mercado em geral. Contando Etios Sedã, Hatch e Cross, a participação realmente aumentou: se em 2015 foram vendidos 61.369 Etios em um mercado de 2,57 milhões de unidades, em 2016 foram 67.765 emplacados (37.974 hatches e 29.791 sedãs) em uma geral de 2,05 milhões. Como curiosidade (e uma noção da tendência do nosso mercado), a Toyota previa que o câmbio automático respondesse por 40% das vendas quando o lançou. Fechou 2016 com 60%, um dos motivos que levaram ao fim do XLS e do Cross com transmissão manual.
Com isso, o consumidor brasileiro colocou um novo patamar de qualidade para o Etios ao redor do mundo e tornou a filial brasileira líder de projeto da linha. Este desenho, desenvolvido no novo centro da Toyota em São Bernardo do Campo (SP), já chegou ao Etios indiano e aos poucos se tornará padrão nos demais mercados, tanto na América Latina quanto do outro lado do oceano.
O Etios não muda em nada além do visual para a linha 2018. Mantém os motores 1.3 de até 98 cv e 1.5 de até 107 cv, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 4. Já os preços sobem. Veja a tabela:
Versão | Preço anterior | Preço (janeiro/17) |
Etios Hatch X 1.3 manual | R$ 45.320 | R$ 45.990 |
Etios Hatch X 1.3 automático | R$ 50.110 | R$ 50.890 |
Etios Hatch XS 1.5 manual | R$ 50.470 | R$ 51.190 |
Etios Hatch XS 1.5 automático | R$ 55.390 | R$ 56.090 |
Etios Hatch Ready 1.5 automático | R$ 59.780 | R$ 59.840 |
Etios Hatch XLS 1.5 automático | R$ 60.550 | R$ 61.390 |
Etios Hatch Cross 1.5 automático | R$ 64.230 | R$ 64.290 |
Etios Hatch Platinum 1.5 automático | R$ 64.700 | R$ 64.990 |
Etios Sedã X 1.5 manual | R$ 49.960 | R$ 50.690 |
Etios Sedã X 1.5 automático | R$ 54.860 | R$ 55.590 |
Etios Sedã XS 1.5 manual | R$ 53.250 | R$ 53.990 |
Etios Sedã XS 1.5 automático | R$ 58.240 | R$ 58.890 |
Etios Sedã XLS 1.5 automático | R$ 63.600 | R$ 64.190 |
Etios Sedã Platinum 1.5 automático | R$ 68.330 | R$ 68.390 |
Fotos: Rafael Munhoz para a Toyota
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