Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM)

Primeira planta da BMW exclusiva para motocicletas fora da Alemanha (já que as outras três existentes, situadas na Tailândia, Índia e China, também produzem automóveis) a unidade de Manaus (AM) faz parte da estratégia da marca alemã para os próximos anos. A expectativa é contar com o desenvolvimento dos mercados dos EUA, China e, claro, América do Sul. Até então, as motos da BMW eram montadas na fábrica da Dafra, também em Manaus, sob licença e supervisão dos alemães. Mas acontece que o volume de produção e o número de modelos fabricados aumentou nos últimos anos, levando a BMW a optar por sua própria unidade. Lá serão feitas as motos F700 GS, F800 GS e Adventure, F800 R, R1200 GS e Adventure, S1000R, S1000 RR e S1000 XR. A partir de 2017, fará também a inédita G310, que por sua baixa cilindrada e preço mais acessível deverá se tornar o principal produto da marca no país. A capacidade de produção é de 10 mil motos/ano, em um turno, o que teoricamente pode aumentar para 30 mil em três turnos.
Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM)
Com máquinário sofisticado, as duas linhas de produção da nova fábrica permitem a montagem simultânea de diferentes modelos, que chegam ao Brasil em containers no regime de CKD (Completely Knock-Down), ou kits de montagem. Entre os equipamentos, destacamos a sala de montagem dos motores de 1.000 cc (que equipe as S1000R, RR e XR) em ambiente climatizado, onde se enfatiza a tecnologia de aperto e o “Hot Test”, no qual 100% destes motores são avaliados durante dois minutos, simulando a moto em movimento. Há também o “Posto dos Fluídos”, cuja máquina gera uma forte depressão para o perfeito preenchimento do fluído de freio no sistema. Em termos de índice de nacionalização, cerca de 10% dos componentes das motocicletas, entre eles correntes pneus e peça plásticas, são brasileiros. Provêm de 45 fornecedores homologados pela marca. Já a equipe de montagem tem em média cinco anos de experiência, alguns dos quais adquiridos em outras montadoras, além de passarem por treinamento na Alemanha.
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Quando prontas, as motos são embaladas em pallets de aço, recicláveis, e são transportadas em carretas, que seguem via balsa até Belém e, depois, carretas novamente até o centro de distribuição em Itapevi, município a 35 quilômetros de São Paulo. Como proprietário de uma GS 650, foi gratificante conhecer a receita e os  "ingredientes" que compõem uma motocicleta premium e, vendo o substituto deste modelo, que é a nova F700 GS, desejá-lo. O lançamento da compacta G 310 no próximo ano deverá fazer o mesmo com os atuais proprietários de outras marcas nesta cilindrada. Por Eduardo Silveira, de Manaus (AM) Fotos: autor e divulgação Viagem a convite da BMW

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Foto de: Redação