Veja quais foram as principais inovações da Fiat em 40 anos de Brasil

Veja quais foram as principais inovações da Fiat em 40 anos de Brasil

Veja quais foram as principais inovações da Fiat em 40 anos de Brasil Veja quais foram as principais inovações da Fiat em 40 anos de Brasil
Atual líder de vendas do mercado, a Fiat comemora 40 anos de atividades no Brasil neste sábado (9). Neste período, a marca já produziu mais de 15 milhões de veículos e lançou mais de 50 modelos, sendo os mais recentes a picape Toro e o compacto Mobi. Maior fábrica de veículos da América Latina e planta da FCA com maior capacidade de produção no mundo, o complexo da Fiat em Betim (MG) marcou o início das operações da marca no país. Foi inaugurada em 1976 com o Fiat 147, um modelo inicialmente rejeitado, mas que chegaria a liderança de vendas anos depois. Com alguns contratempos na fase inicial, a história da marca passa por modelos como o Fiat Uno, que definitivamente colocou a Fiat entre as quatro grandes do país, e o Palio (primeiro carro com motor 1.0 e opção por airbags e freios ABS), que ajudou a marca a alcançar a liderança de mercado pela primeira vez em 2001. Pioneira em diversas ocasiões na indústria automotiva nacional, a marca foi a primeira a produzir um carro com motor transversal (147), motor à álcool (147), computador de bordo (Uno 1.5R), motor 1.0 litro (Uno Mille), ar condicionado automático (Tempra), turbocompressor de série (Uno Turbo), airbag para o motorista (Tipo), embreagem automática (Palio Citymatic), airbags laterais (Marea), câmbio de seis marchas (Siena e Palio Weekend), direção elétrica (Stilo) e start-stop (Uno).
Picapes No segmento de picapes, inovou com o lançamento da City, a primeira derivada de um automóvel no país. Depois disso, ofereceu a primeira cabine estendida/dupla em uma picape pequena (Strada), além da exclusiva opção de três portas. Betim Com capacidade atual para produzir 800 mil veículos por ano, foi a primeira fábrica de automóveis a se instalar fora de São Paulo. Das linhas de montagem, já saíram quase 15 milhões de veículos, sendo que mais de três milhões foram exportados para cerca de 30 países. O carro líder de produção foi o Uno, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas. Fotos: Fiat (divulgação)
Envie seu flagra! flagra@motor1.com