As novidades da versão brasileira do Golf, prevista para breve, irão além da nova versão de entrada com motor 1.6 16V (veja nosso flagra clicando aqui). Informes de gente ligada à VW dão conta de que o modelo com propulsor 1.4 TSI (que ganhará injeção flex e entregará 150 cv) será equipado com o câmbio automático convencional Tiptronic de seis marchas (caixa AQ250) no lugar do atual automatizado DSG de sete velocidades e dupla embreagem do Golf importado.
A mudança teria sido motivada por questões de confiabilidade, haja vista que uma das reclamações dos atuais proprietários do Golf é justamente o barulho metálico do DSG de sete marchas (caixa seca) em pisos irregulares. Até então, a combinação entre o motor 1.4 TSI (turbo e injeção direta) era inédita em todo o mundo, mas recentemente o Jetta vendido nos EUA ganhou essa configuração - que deve pintar por aqui não só no Golf, mas também no Audi A3 Sedan brasileiro e no próprio Jetta 1.4 TSI flex.
Atualmente oferecida no Jetta 2.0 8V e no Tiguan 2.0 TSI, a transmissão Tiptronic é conhecida por sua robustez e suavidade de funcionamento, mas, com o tradicional conversor de torque, não oferece a mesma rapidez de trocas da caixa DSG. Ou seja, não espere do Golf Tiptronic o mesmo desempenho ou consumo do DSG, muito menos a esportividade garantida pela quase ininterrupção de torque entre as mudanças de marcha.
Outra simplificação do Golf nacional pode acontecer na suspensão traseira. Já é sabido que a versão 1.6 terá eixo de torção no lugar do sistema multilink do modelo importado, mas é possível que isso aconteça também no modelo 1.4 TSI - novamente por conta de reclamações de proprietários sobre barulhos na suspensão traseira do carro atual.
A se confirmarem essas mudanças, o Golf brasileiro perderá duas de suas armas perante à concorrência. Como mostra esse flagra feito por nossa equipe, o hatch médio segue firme nos testes finais pré-produção. O carro das fotos estava todo instrumentado na parte interna e com um "recado" no painel falando sobre o Auto-Hold - função que o modelo perdeu recentemente em favor do Hill Assist quando trocou o freio de estacionamento eletrônico pela tradicional alavanca. Será que o recurso volta na versão nacional? Consultada, a Volkswagen preferiu não comentar o assunto.
Galeria: Flagra: VW Golf TSI nacional deve trocar câmbio DSG pelo Tiptronic