A Hyundai celebra nesta semana o aniversário de 30 anos do Sonata. Originalmente lançado em 1985, o modelo tinha tração traseira e trazia a carroceria bicolor como principais destaques. A segunda geração chegou ao mercado em 1988 e adotava tração apenas no eixo dianteiro como forma de melhorar a eficiência. As linhagens seguintes foram apresentadas em 1993 e 1998, com notáveis ganhos em mecânica e tecnologia. O design, porém, ainda seguia morno.
Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história
Em 2004, a quinta geração elevou o patamar da Hyundai na categoria e começou a de fato incomodar a concorrência. A sexta geração, lançada em 2009, foi a que de longe mais se destacou. Nesta linhagem o Sonata alcançou números expressivos de vendas especialmente nos Estados Unidos e ficou lembrada no mercado pelo design fiel à famosa filosofia "escultura fluida". Foi a encarnação que mais emplacou no Brasil e a última a ser oferecida por aqui, já que teve importações interrompidas em 2014.
Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história
A atual e sétima geração estreou no ano passado no Salão de Nova York, sendo a mais tecnológica da história do modelo. É oferecida na América do Norte com motores 2.4 GDI de 185 cavalos e 2.0 turbo de 245 cv, além de uma configuração híbrida. Apesar de estar há mais de um ano no mercado, a atual linhagem ainda não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro.
Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história
Ao longo dos 30 anos de história, o Sonata emplacou mais de 7,3 milhões de unidades em todo o mundo, sendo 2,3 milhões de exemplares só nos EUA. Galeria: Hyundai Sonata

Galeria: Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história

Envie seu flagra! flagra@motor1.com