Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan

Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan

Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan
O grupo Renault-Nissan comemora nesta semana o aniversário de 10 anos do sedã Logan. Desenvolvido pela subsidiária romena Dacia e lançado em sua terra natal em 2004, o três volumes chega ao ano de 2014 na segunda geração e colecionando números de vendas pra lá de positivos em diversos mercados ao redor do mundo. No Brasil, onde foi lançado em 2007, é vendido sob a bandeira da Renault e ocupa a segunda posição entre os mais vendidos da marca.
Idealizado com a proposta de ser um carro barato, racional e de baixo custo de aquisição e manutenção, o Logan foi o principal fruto do projeto X90. Começou a ser vendido inicialmente na Romênia em 2004 e, no mesmo ano, foi introduzido em mercados vizinhos do Leste Europeu. Seguiu tempos depois rumo à Europa Ocidental, desembarcando em países como França e Reino Unido, e chegou ao Brasil em 2007.
Oito anos depois do lançamento, em 2012, o Logan estreou uma geração inteiramente redesenhada, embora produzida ainda na plataforma B0. A estreia aconteceu em setembro durante o Salão de Paris e, desta vez, o modelo trazia como chamariz o design atraente, mas conservando da geração anterior os atributos que lhe fizeram cair no gosto do mercado: preço convidativo, amplo espaço interno e baixo custo de manutenção.
Com dez anos de história, o projeto inicial do Logan cumpriu o papel previsto inicialmente pela Dacia e, de quebra, ainda originou uma família de modelos que inclui o hatch Sandero, o SUV Duster, a perua Logan MCV e o Logan Pick-up (este já fora de linha). Além da Romênia e do Brasil, o sedã é produzido em Casablanca, no Marrocos, e em Bursa, na Turquia.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com