VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões

VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões

VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões
Lançado no Brasil em 2002, o Polo se destacou por trazer novas tecnologias, um vasto pacote de itens de conforto e conveniência e também pela excelente dirigibilidade. Em 2007 o modelo ganhou sua primeira reestilização no Brasil. Na linha 2012, pequenas alterações visuais tentam dar fôlego ao modelo até a possível chegada da nova geração. Se o visual mudou pouco, ao volante o comportamento do carro continua o mesmo. Veja mais fotos, as impressões ao dirigir e também os itens de série e opcionais de todas as versões. O prazer ao dirigir continua sendo uma característica marcante do Polo. Segundo a marca, este é o resultado de um aprimorado acerto de suspensão e da excelente rigidez torcional da carroceria, o que garante maior estabilidade e segurança. Na linha 2012, o interior recebe pequenas modificações como o novos grafismos no quadro de instrumentos e um novo detalhe em tom metálico no console central.
Na versão sedan, avaliamos uma unidade equipada com o câmbio automatizado I-Motion com borboletes no volante. Na versão hatch, a unidade avaliada foi a 2.0 Sportline equipada com câmbio manual.
No Polo Sedan 2012, os bancos e forração das portas eram revestidos de couro. No hatch, o acabamento era em tecido com detalhes quadriculados nos bancos e nas portas. O acabamento no geral continua muito bom, característica da versão anterior, com encaixes perfeitos e peças sem rebarbas. Pedais com acabamento em alumínio e saídas de ar também com acabamento metálico. As maçanetas internas também eram de metal.
As regulagens de altura e profundidade da coluna de direção e a de altura do banco do motorista possibilita encontrar a posição ideal para dirigir facilmente. A ergonomia também é um dos destaques do modelo, com fácil acesso e no caso do quadro instrumento, boa visualização de todas as informações. Ao volante Ao girar a chave, nenhuma novidade. Avaliamos o Polo na Zona Norte, rodando por avenidas em torno do Campo de Marte e do bairro de Santana. Em ruas com bom pavimento, a suspensão se mostrou firme, mas sempre oferecendo conforto e boa dirigibilidade. Em curvas, mesmo entrando um pouco mais forte, o carro transmite segurança ao motorista. No modelo equipado com o câmbio automatizado, as respostas do motor são mais lentas. Os trancos são constantes, mas são situações que tendem a diminuir quando o motorista "aprender" o tempo do carro, aliviando um pouco o pé do acelerador no tempo de troca de marcha. Para obter mais esperteza, as borboletas no volante são a solução. As respostas para troca de marchas são bem mais rápidas e tornam a condução mais agradável. A troca manual também pode ser feita na alavanca do câmbio. Com o botão "S" (Sport) acionado, o motor passa a trabalhar sempre em rotações mais altas para oferecer respostas mais rápidas.
Já versão equipada com o câmbio manual, o Polo fica mais divertido de dirigir. O câmbio com engates precisos deixam a tocada mais esportiva e torna a condução mais prazerosa.
Em resumo, o Polo mantém as suas qualidades e prazer ao volante, mas o seu visual já está cansado. Durante o teste, as mudanças aplicadas no carro passaram desapercebidas, fato raro quando avaliamos lançamentos. Geralmente, motoristas e pedestres ficam observando o modelo e seus detalhes. Indício de que um modelo realmente novo (europeu) precisa chegar para ocupar seu lugar.
Confira abaixo os itens de série e opcionais de cada versão.
Para ver os detalhes, clique nas imagens para ver em alta resolução.
Abaixo, seguem os itens de série de todas as versões: POLO HATCH 1.6 TOTAL FLEX ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Kit VI + Coming & Leaving Home Módulo faróis de neblina Módulo faróis e lanternas de neblina Módulo tecnológico II Módulo Conforto Módulo Comforto + teto solar Teto solar Módulo rodas de liga-leve 15" Módulo ar-condicionado eletrônico “Climatronic” Revestimentos em Couro Módulo volante multifuncional em couro Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles Módulo piloto automático POLO HATCH 1.6 BLUEMOTION (itens adicionais ao Polo 1.6) ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Kit VI + Coming & Leaving Home Retrovisor interno eletrocrômico Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva Volante multifuncional Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade Console central com porta-copo Módulo faróis de neblina Módulo faróis e lanternas de neblina Módulo piloto automático POLO HATCH SPORTLINE 1.6 (itens adicionais ao Polo 1.6) ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Módulo tecnológico II Módulo lanterna de neblina Teto solar Volante multifuncianal em couro Volante multifuncional em couro com shift paddles Módulo piloto automático Revestimento em couro Módulo tecnológico II POLO HATCH SPORTLINE 2.0 (adicionais ao Polo 1.6 Sportline) ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Módulo tecnológico II Módulo lanterna de neblina Teto solar POLO SEDAN 1.6 TOTAL FLEX ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Kit VI + Coming & Leaving Home Módulo Tecnológico II Revestimento em couro Teto Solar Módulo rodas de liga-leve 15" Ar-condicionado eletrônico “Climatronic” Módulo faróis de neblina Módulo faróis e lanternas de neblina Volante multifuncional em couro Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles Módulo piloto automático POLO SEDAN 1.6 COMFORTLINE (itens adicionais ao Polo Sedan 1.6) ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Módulo Tecnológico II Módulo lanterna de neblina Volante Multifuncional Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles Piloto automático Revestimento em couro Teto Solar POLO SEDAN 2.0 COMFORTLINE (itens adicionais ao Polo Sedan 1.6 Comfortline) ITENS DE SÉRIE OPCIONAIS Módulo Tecnológico II Módulo lanterna de neblina Revestimento em couro Teto Solar Texto e Fotos: Fábio Trindade / Fonte: VW
Envie seu flagra! flagra@motor1.com