Lançado no Brasil em 2002, o Polo se destacou por trazer novas tecnologias, um vasto pacote de itens de conforto e conveniência e também pela excelente dirigibilidade. Em 2007 o modelo ganhou sua primeira reestilização no Brasil. Na linha 2012, pequenas alterações visuais tentam dar fôlego ao modelo até a possível chegada da nova geração. Se o visual mudou pouco, ao volante o comportamento do carro continua o mesmo. Veja mais fotos, as impressões ao dirigir e também os itens de série e opcionais de todas as versões. O prazer ao dirigir continua sendo uma característica marcante do Polo. Segundo a marca, este é o resultado de um aprimorado acerto de suspensão e da excelente rigidez torcional da carroceria, o que garante maior estabilidade e segurança. Na linha 2012, o interior recebe pequenas modificações como o novos grafismos no quadro de instrumentos e um novo detalhe em tom metálico no console central. Na versão sedan, avaliamos uma unidade equipada com o câmbio automatizado I-Motion com borboletes no volante. Na versão hatch, a unidade avaliada foi a 2.0 Sportline equipada com câmbio manual. No Polo Sedan 2012, os bancos e forração das portas eram revestidos de couro. No hatch, o acabamento era em tecido com detalhes quadriculados nos bancos e nas portas. O acabamento no geral continua muito bom, característica da versão anterior, com encaixes perfeitos e peças sem rebarbas. Pedais com acabamento em alumínio e saídas de ar também com acabamento metálico. As maçanetas internas também eram de metal. As regulagens de altura e profundidade da coluna de direção e a de altura do banco do motorista possibilita encontrar a posição ideal para dirigir facilmente. A ergonomia também é um dos destaques do modelo, com fácil acesso e no caso do quadro instrumento, boa visualização de todas as informações. Ao volante Ao girar a chave, nenhuma novidade. Avaliamos o Polo na Zona Norte, rodando por avenidas em torno do Campo de Marte e do bairro de Santana. Em ruas com bom pavimento, a suspensão se mostrou firme, mas sempre oferecendo conforto e boa dirigibilidade. Em curvas, mesmo entrando um pouco mais forte, o carro transmite segurança ao motorista. No modelo equipado com o câmbio automatizado, as respostas do motor são mais lentas. Os trancos são constantes, mas são situações que tendem a diminuir quando o motorista "aprender" o tempo do carro, aliviando um pouco o pé do acelerador no tempo de troca de marcha. Para obter mais esperteza, as borboletas no volante são a solução. As respostas para troca de marchas são bem mais rápidas e tornam a condução mais agradável. A troca manual também pode ser feita na alavanca do câmbio. Com o botão "S" (Sport) acionado, o motor passa a trabalhar sempre em rotações mais altas para oferecer respostas mais rápidas. Já versão equipada com o câmbio manual, o Polo fica mais divertido de dirigir. O câmbio com engates precisos deixam a tocada mais esportiva e torna a condução mais prazerosa. Em resumo, o Polo mantém as suas qualidades e prazer ao volante, mas o seu visual já está cansado. Durante o teste, as mudanças aplicadas no carro passaram desapercebidas, fato raro quando avaliamos lançamentos. Geralmente, motoristas e pedestres ficam observando o modelo e seus detalhes. Indício de que um modelo realmente novo (europeu) precisa chegar para ocupar seu lugar. Confira abaixo os itens de série e opcionais de cada versão. Para ver os detalhes, clique nas imagens para ver em alta resolução. Abaixo, seguem os itens de série de todas as versões: POLO HATCH 1.6 TOTAL FLEX ITENS DE SÉRIE
- 4 portas
- Grade do radiador em Preto Brilhante
- Maçanetas na cor do veículo
- Retrovisores na cor do veículo
- Antena de teto
- Lanternas traseiras escurecidas
- Colunas B e C escurecidas
- Frisos laterais na cor do veículo
- Faróis com máscaras escurecidas
- Grades inferiores com “V” em Preto Brilhante
- Rodas 15” em aço
- Pneus 195/55 R15
- Calotas
- Apoio de cabeça traseiro (2)
- Banco com encosto traseiro rebatível
- Lavador/ Limpador traseiro
- Pára-Sóis com espelhos iluminados
- Porta óculos
- Desembaçador traseiro
- 8 alto-falantes
- Porta objetos nas portas
- Ar-condicionado
- Gaveta sob o banco do motorista
- CD Player com USB/ SD-Card/ Bluetooth e conexão I-pod
- Acabamento Interno: Tear Jacquard Cinza
- Imobilizador eletrônico
- Cinto de segurança danteiro com regulagem de altura e pré tensionador
- Airbag
- Banco do motorista com regulagem de altura
- ABS
- Destravamento elétrico porta-malas
- Hodômetro digital (total / parcial)
- I-System
- Relógio digital
- Temporizador do limpador para-brisas
- Sensor de estacionamento
- Regulagem interna dos retrovisores
- Direção hidráulica
- Porta malas iluminado
- Porta luvas iluminado
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Vidros elétricos
- Travamento central com controle remoto
- Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
- Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
- Sistema coming & leaving home
- Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
- Chave canivete com controle remoto
- Iluminação interna com interruptores nas portas
- Alarme Keyless
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Rodas de liga leve 15"
- Detalhes internos em cromo
- Banco com encosto traseiro dividido e rebatível
- Apoios de cabeça traseiros (3)
- Console central com porta-copo
- Luzes de leitura dianteira e traseira)
- Spoiler traseiro na cor do veículo
- 1.6 Total Flex - 76 kW (104CV)
- Transmissão 5 velocidades
- Rodas Liga Leve 14”
- Pneus 165/70 R14
- Console central com porta-copos
- Acabamento Interno: Malharia Pop Corn Azul
- Sistema de Partida a frio “E-Flex”
- Vidros elétricos
- Travamento central com controle remoto
- Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
- Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
- Sistema coming & leaving home
- Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
- Chave canivete com controle remoto
- Iluminação interna com interruptores nas portas
- Alarme Keyless
- Retrovisores pintados em Preto Brilhante
- Frisos Laterais na cor Cinza Ciclone
- Spoiler traseiro pintado em Preto Brilhante
- Roda de Liga Leve 15”
- Pneus 195/55 R15 cor Cinza Ciclone
- Detalhes internos cromados - Ar condicionado “Climatronic”
- Chave canivete com controle remoto
- Console central com porta-copos
- Acabamento Interno: Malharia Touch Preto
- Faróis de neblina (Molduras em Cinza Ciclone)
- Alarme Keyless
- Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
- Vidros e travas elétricas
- Fárois com função “Coming e leaving home”
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Ponteira dupla de escape
- Rodas de Liga leve 15” - Pneus 195/55 R15 cor Cinza Ciclone
- Acabamento Interno: Malharia Touch Preto
- Freios traseiros a disco
- Cluster 3D
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Retrovisores na cor do veículo
- Grade do radiador em Preto Brilhante
- Lanternas escurecidas
- Antena de teto
- Maçaneta na cor do veículo
- Faróis com máscaras escurecidas
- Frisos laterais na cor do veículo
- Grades Inferiores com “V” em Preto Brilhante
- Coluna B escurecida
- Spoiler traseiro na cor do veículo
- Rodas de Aço 15” - Pneus 195/55 R15
- Apoio de cabeça traseiro (2)
- Banco com encosto traseiro rebatível
- Desembaçador traseiro
- 8 alto-falantes
- Pára-sóis com espelhos
- Porta óculos
- Ar-condicionado
- CD Player com USB/ SD Card, Bluetooth e conexão I-Pod
- Gaveta sob o banco do motorista
- Porta objetos nas portas
- Acabamento interno no tear Jacquard, cor cinza
- Imobilizador eletrônico
- Cinto de segurança danteiro com regulagem de altura e pré tensionador
- Airbag
- Banco do motorista com regulagem de altura
- ABS
- Destravamento elétrico do porta-malas
- Hodômetro digital (total / parcial)
- I-System
- Relógio digital
- Temporizador do limpador para-brisa
- Sensor de estacionamento
- Regulagem interna dos retrovisores
- Direção hidráulica
- Porta malas iluminado
- Porta luvas iluminado
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Vidros elétricos
- Travamento central com controle remoto
- Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
- Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
- Sistema coming & leaving home
- Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
- Chave canivete com controle remoto
- Iluminação interna com interruptores nas portas
- Alarme Keyless
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Apoio de cabeça traseiro (3)
- Ar-condicionado “Climatronic”
- Para-sóis com espelhos iluminados
- Chave canivete com controle remoto
- Acabamento Interno em tear Jacquard, na cor preta
- Insertos cromados
- Rodas de liga leve 15”
- Pneus 195/55 R15
- Faróis de neblina com molduras em Cinza Ciclone
- Alarme Keyless
- Faróis com função Coming e leaving home - Cluster 3D
- Destravamento do porta malas por controle remoto
- Vidros e travas elétricas
- Retrovisor externo elétrico com auto rebatimento no lado direito
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor e chuva
- Rodas de Liga Leve 15” - Pneus 195/55 R15
- Acabamento Interno: Tear Net Preto
- Faróis de Neblina com molduras cromadas
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Galeria: VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões
Comente!
Envie seu flagra! flagra@motor1.com