Garagem CARPLACE: Novo Fox 2010 - Detalhamento do acabamento interno e itens de conforto

Garagem CARPLACE: Novo Fox 2010 - Detalhamento do acabamento interno e itens de conforto

Garagem CARPLACE: Novo Fox 2010 - Detalhamento do acabamento interno e itens de conforto Garagem CARPLACE: Novo Fox 2010 - Detalhamento do acabamento interno e itens de conforto
O Fox que estamos avaliando é equipado com direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, faróis e lanterna de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. Esta versão em específico também vem de fábrica com quatro alto-falantes e 2 tweeters, mas o rádio em si é item opcional. Freios ABS e airbags passaram a integrar a lista de itens de série a partir de julho, e como esta unidade foi produzida antes, não possui tais equipamentos. Veja os detalhes do acabamento com fotos em alta resolução.
Clique nas imagens para ver em alta resolução. Para começar, vamos falar da chave. Em estilo canivete, a chave tem controle remoto para abertura das portas e também do porta-malas. O ponto negativo é que se ao tentar fechar a tampa a mesma não travar completamente (ficar presa, mas aberta), é necessário usar a chave para girar o miolo e abrir manualmente (resultado da falta de uma maçaneta). Para fechar tem que bater forte, senão, ficará presa, mas aberta.
Outro ponto negativo: o Novo Fox não possui abertura/travamento interno e/ou elétrico do tanque de combustível. Ao parar no posto, tem que entregar a chave ao frentista para que seja possível abrir a tampa do reservatório. A principal reclamação do Fox foi resolvida: um quadro de instrumentos decente. Agora, o Fox conta com mostradores tradicionais de fácil leitura, bem diferente do minúsculo da versão anterior. Boa leitura da velocidade, rotação do motor, nível de combustível e temperatura do motor. Desenho sóbrio e funcional. Ao centro, o computador de bordo I-System é mais interessante do que alguns carros de nível superior, inclusive da própria Volkswagen. Saídas de ar: abandonaram o formato quadrado e agora possuem traços retangulares mais suaves.
Luz de leitura central possui três focos de luz: a central que acende ao abrir a porta e duas laterais com controle individual direcionadas para o condutor e passageiro. Os espelhos de cortesia tanto no para sol direito quanto no esquerdo são iluminados. Assim como no Polo, a lâmpada acende somente após abrir o para sol e mover a proteção do espelho.
Detalhe negativo: retrovisor simples. Será que um item de segurança e conforto como o retrovisor eletrocrômico elevaria muito o preço final do modelo? No Novo Fox, o retrovisor interno é simples e com mecanismo anti-ofuscamento manual.
No painel: novo desenho, porta-luvas com tampa, novas saídas de ar com bordas em alumínio semelhantes aos dos modelos "europeus".
Botões do sistema de ventilação e ar-condicionado também são novos e de fácil entendimento. Na versão anterior, os botões circulares tinham desenho muito simples e era necessário "apertar" a parte central para acionar o ar-condicionado enquanto o controle (quente-frio) era feito girando este mesmo botão.
Alavanca do câmbio: capa em couro sintético e acabamento na base em tom de alumínio. Bancos: na versão Prime, os bancos são revestidos com dois materiais (uma espécie de couro sintético e a outra parte com tecido) e costuras em vermelho.
O revestimento das portas agora é em tecido (na versão anterior era apenas plástico, uma das principais reclamações de proprietários). Novos botões de comando e maçaneta com acabamento em alumínio (no Novo Focus, por exemplo, a Ford preferiu manter uma vergonhosa maçaneta plástica até na versão GLX 2.0).
Abaixo, detalhe do acabamento da porta traseira: maçaneta, puxado e botão do vidro elétrico.
O porta-malas é revestido de carpete, mas a base do banco não possui revestimento. Nesta versão, o porta-malas conta com iluminação, uma tomada de 12 volts (útil para uma mini-geladeira ou compressor portátil, por exemplo) e redes elásticas nos dois lados. Detalhe da tomada e da rede elástica no porta-malas.
Som: Alto-falantes e tweeters originais cumprem seu papel, entregando um som apenas razoável. É aceitável, mas poderia ser melhor. Uma pequena ajuda na Ré: Um item interessante disponível no Fox que é muito difícil encontrar até em alguns carros médios é o sistema que vira o espelho do retrovisor direito para baixo quando engatamos a ré. Esse recurso é muito útil quando precisamos manobrar próximo a uma calçada por exemplo. Para desativá-lo, basta deixar o botão seletor de ajuste do retrovisor na posição central. Bancos traseiros - Pró: possui um sistema de trilhos que permite o deslocamento para frente ou para trás. A intenção é a de ampliar o espaço do porta-malas "deslizando" o banco traseiro um pouco para frente, ou de forma inversa, ampliar o espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Solução interessante. Bancos traseiros - Contras: esta versão não possui banco bi-partido e nem travas do tipo Isofix para cadeiras de criança. O procedimento para prender a cadeirinha tem que ser feito utilizando o cinto de segurança.
Detalhe da gaveta sob o banco do motorista.
Detalhe do porta-luvas com tampa e com iluminação (é pequeno).
Detalhe dos bolsos (redes) atrás dos bancos dianteiros. Considerações: Comparando o acabamento do Fox com o do Agile, o Fox leva vantagem e entrega um nível mais sóbrio e equilibrado. Os plásticos parecem ser mais firmes, enquanto no Agile eles riscam fácil. Já em confronto com o C3, os materiais do painel e até mesmo o banco de couro - oferecidos atualmente em toda linha - fazem o francês ter uma certa vantagem. Vamos tentar comparar o C3 com fotos para ficar mais claro. O próximo item é o comportamento do Novo Fox em trecho urbano.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com